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Economia colonial: exploradores e explorados

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O expansionismo comercial, marcado pelas grandes navegações, sobretudo a colonização portuguesa, no contexto do “descobrimento” e implantação de colônias no Brasil quinhentista, foram decisivos para cunhar um modelo sócio-econômico nos moldes da política européia. No plano econômico a atividade comercial assumira uma política complexa, pois além do povoamento europeu o Estado colonizador nessa fase comercial-mercantilista, será fortalecido e centralizado. Politicamente, os Estados colonizadores preocuparam-se em cercear suas fronteiras sob os territórios ocupados, em busca do monopólio comercial face às ameaças de outras potências econômicas. Desse modo, a burguesia mercantil praticava livremente a comercialização dos produtos produzidos em suas colônias comprando-os a preços abaixo do mercado  ou ainda revendendo-os na colônia a preços monopolistas o que elevavam os lucros. P ara superar a crise e trazer de volta o equilíbrio financeiro das nações europeias a c

A Educação e a construção do conhecimento no mundo contemporâneo

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características A transição da Idade Moderna para a Idade Contemporânea é marcada por grandes transformações sociais como as inovações técnicas que surgiram da Revolução Francesa, o fim do absolutismo monárquico, declínio do sistema feudal na Europa e a consolidação do capitalismo industrial. No campo educacional essas transformações trouxeram novos conceitos de educação, como por exemplo no tocante a separação entre igreja e Estado. Outra característica da educação na contemporaneidade foi o surgimento de dois sistemas públicos de educação. Os educadores mais notáveis deste novo modelo de educação foram Pestalozzi, Rebert e Froebel, sobretudo porque garantiram às crianças o direito a educação (PILETTI, 1991). tendências Graças a revolução francesa ocorrida em 1989, os privilégios da nobreza e do clero, como por exemplo, não pagar impostos, receber vantagens e cargos públicos da monarquia foram extintas baseados nos ideais de igualité, liberté e fraternité. Esses ideais ac

Educação Neoliberal à brasileira

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privatizar é a ordem No Brasil, desde a década de 1990 se verifica um contínuo desenvolvimento de políticas que se sustentam na doutrina neoliberal, segundo a qual a solução para melhorar a qualidade da educação brasileira seria a reestruturação e consequente privatização do setor público. Essa medida reduziria o déficit público causado pelo excessivo gasto com pessoas e implementação de políticas sociais. Muitos autores e críticos concordam que a educação brasileira é cheia de meandros não podendo ser analisada por um único viés, pois não segue um trajeto retilíneo. No entanto, o autor reconhece que o processo de privatização da educação é contínuo e generalizado obedecendo a lógica do Sistema: o mercado e o Estado. brechas na lei Desse modo, o governo brasileiro tenta apagar da memória das pessoas a ideia de educação pública, gratuita e de qualidade garantida pela Constituição de 1988, mas que não encerravam as divergências entre público e privado que antecederam sua promulgaç

O que é Ecumenismo para vocês?

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A imagem mostra  diferentes igrejas reunidas  através de seus líderes religiosos:  católicos, ortodoxos, protestantes, etc.

O que é EAD?

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Modalidade de ensino à distância a EAD, desde 1990 (período que se configurou como 5ª geração),  vem se consolidando e ampliando seus horizontes, sobretudo graças a implementação de políticas públicas do Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação. Os resultados dessas ações foi a criação de uma Política Nacional de Educação a Distância e sua regulamentação pela LDB através da lei nº 9394/96. modalidade em constante ascensão  Atualmente o MEC reconhece a EAD como importante modalidade educacional pelo decreto nº 5.622/05 e cria a Universidade Aberta do Brasil, com o objetivo de expandir o ensino superior e aprimorar a EAD sem perder de vista a qualidade do ensino no Brasil. Pautada na inclusão de TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) na educação, contempla a importância do uso de tecnologias como recurso didático orientador. São eles: o blogger, microblog, twitter e ainda interfaces interativas e motivadoras como os fóruns e wikis. vários conceitos

A ideia de superioridade racial

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suposto critério A ideia da superioridade racial é um dos típicos exemplos de construção social, baseada em fenótipos, cujo objetivo era alegar  que o homem negro, sob vários aspectos, era potencialmente inferior ao homem branco - e essas conclusões foram feitas com o aval da Ciência e do conhecimento científico. A revolução do conhecimento tentava provar, "cientificamente", a superioridade do homem branco, conduzindo suas análises segundo estudos climáticos e geográficos, pesquisas sobre o formato dos cabelos, lábios e nariz, análises cranianas entre negros e chimpanzés, comparações e outras armas modernas que colocavam os negros em condições inferiores a um símio. a história se repete O neo-racismo do século XXI tentou revitalizar o status científico dessas construções sociais através de estudos do criminologista italiano Cesare Lombroso (1835-1909). Segundo os estudos de Lombroso, existem características físicas próprias que identificam a inclinação do indiv

Fichamento do texto “A Ciência da Cultura” de Edward Burnett Tylor

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a) Título:    Evolucionismo cultural: textos de Morgan, Tylor e Frazer b) Autor:   Celso de Castro c) Dados da publicação:   seleção, apresentação e revisão por Celso de Castro; tradução de Maria Lúcia de Oliveira. Rio de Janeiro: Jorge Zarah, 2005. d) Objetivos do autor neste texto: Oferecer uma compreensão das leis da natureza humana sem a lente dos pressupostos teologais ou metafísicos (p.32)abordando estudos sobre as várias culturas e os diferentes estágios a que passaram essas civilizações (p.35); O autor oferece uma definição de cultura como sendo algo adquirido pelo fato do homem viver em sociedade. Assim, o homem absorve do meio em que vive várias construções sociais como ideias, moralidade, costume, religião, linguagem, etc. Segundo Celso de Castro, os estudos sobre cultura além de investigar a situação da cultura entre as várias sociedades,[...]sintetizam idéias-chave de teoria e método característicos do evolucionismo cultural. No entanto, por questõ

contribuição de Weber para o método sociológico

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ao nascermos, passamos por vários processos sociais Desde o nascimento, passando pela juventude e chegando a velhice, nossas ideias são produtos de construções teóricas que influenciam nossas decisões assim como influenciaram os pensadores do século XIX e XX a formularem suas teorias. Portanto, os  processos  sociais são exteriores aos indivíduos. Numa perspectiva weberiana, os processos sociais são constituintes da formação dos partidos, grupos políticos, classes econômicas,  das  instituições do Estado e dos mercados. O processo de socialização dos indivíduos ocorrem dentro dos  grupos sociais  em que os indivíduos estão inseridos e independem de sua própria vontade, pois ao nascer os padrões sociais de cada sociedade já estão há muito alicerçada e  em pleno funcionamento . Desse modo, o indivíduo escolhe e não escolhe, porque está condicionado aos interesses de instituições como a família, o grupo social, o trabalho, igreja, etc. Assim como os clássicos da sociologia foram impac

Divina Comédia

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C éu e inferno, bem/mau, corpo/alma, sagrado/profano, compõem o lirismo do poeta Dante Alighiere em sua obra Divina Comédia, mas não é apenas parte do pensamento maniqueísta do século XIV. A obra é, sobretudo, uma autobiografia do autor e dos pressupostos filosóficos e ideológicos da Itália inerentes ao período medieval europeu. É curioso o fato de Dante, na narrativa, não ascender aos céus unicamente pela RAZÃO (Virgínio), mas necessitar da TEOLOGIA (Beatriz) que simboliza a mater ecclesiae - alargando ainda mais o dilema entre fé e razão ao passo que subscreve a redenção das almas ao poder temporal da igreja Católica Romana, aliás, a igreja nesse período exerceu amplo domínio no plano cultural e político. Nesse sentido, o pensamento medieval perpassa o século XVI com o alvorecer do pensamento moderno. O imaginário popular na crença de forças antagônicas inunda o pensamento Contemporâneo, tornando a verberação de Dante tão implicante e atual quanto o foi em seu tempo.

Vida para além da morte?

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CRONOGRAMA DOS ALUNOS  8° ANO B Alunos da Escola Estadual Profª. Benedita de Castro Lima realizaram uma pesquisa de campo com o tema “Vida para além da morte?” Na entrevista os alunos consideraram como requisitos importantes o nome, a idade, o sexo e a crença do entrevistado. Os alunos que desenvolveram a etapa foram os seguintes: Adriano, Robson, Lucas Henrique, José Francelino, Sidney Lima, Gleycielle, Elen, Eduardo Jefferson, Luan, Lenielson, Elton Talmir, João Lucas, Joyce dos Santos, João Paulo, Maria Laís, Hismael Silva, Larissa Gabriel, Mikael Fabrício, Isaque Puçá, Wellerson, Hugo, Felipe, Erivaldo, Jamerson Alves, Elton S., Larissa Kely, Felipe C. e Taís.  DADOS ESTATÍSTICOS    Com base na pesquisa foram apresentados os seguintes dados estatísticos: das 28 pessoas entrevistadas pelos alunos, 04 declararam não ter religião, contra 24 que declararam ser cristãos (católicos e evangélicos). RESSURREIÇÃO, REENCARNAÇÃO, ANCESTRALIDADE E NIILISMO 1. Independente da cre