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Reformas na Educação: a Lei de Diretrizes e Bases

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a primeira LDB Desde o manifesto dos pioneiros da educação em 1932 (Escola novista), muito dos ideais defendidos pelos reformadores foram, nos anos subsequentes, pautas de discussões sobre políticas educacionais no Brasil. A implantação de diretrizes que norteasse o ensino em diferentes níveis e contemplasse o papel do Estado sobre o sistema educacional foi um marco importante que radicalizou tanto a estrutura de como se pensava a educação no país, quanto os conteúdos curriculares do ensino educacional. Desse modo,  em 1961 foi promulgada a primeira LDB após ser discutida por treze anos pelo Congresso Nacional.  voltando no tempo: reforma pombalina Historicamente o descaso com a educação pública é um problema que se arrasta desde o período colonial. Essa lacuna permitiu que a igreja católica mantivesse sua hegemonia até 1759 quando Pombal opôs-se à Companhia de Jesus expulsando a influência da igreja sobre assuntos de interesse do Estado. A partir de então, tem início a p

Fichamento do texto: HOBSBAWM, Eric. O terror. In: Globalização, Democracia e Terrorismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, pp. 97-115.

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O autor inicia questionando sobre a mudança na natureza do terror político do século XX e constata o aumento da violência no Sri Lanka – um país de maioria tâmil e que conquistou a liberdade mansamente. O país era dividido por dois partidos no seu tempo de colônia: o Partido Comunista e um Partido Trotskista, ambos avessos ao terrorismo. Com a independência, o país tomou um rumo socialista moderado que trouxe bem-estar social. As divergências entre tâmeis e cingaleses, desenvolveram organizações armadas no Sri Lanka, no momento que havia tensões etnolinguísticas e insurreições. O JVP é uma dessas organizações de esquerda culta que modulando ideias maoístas, chauvinistas e budistas organizaram um movimento terrorista e campanhas de assassinatos contra adversários políticos. Para Hobsbawm o aumento da violência, em geral, tomou força desde a Primeira Guerra Mundial, principalmente em Estados fortes e estáveis e instituições políticas liberais. Outro fator que explica o aumento da v

Curso de Licenciatura em Ciências Sociais

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fatores internos e externos A primeira constatação que se antecipa sobre os cursos de formação em licenciatura no Brasil, é de que há um cenário preocupante nesses cursos. Estudos sobre os cursos de licenciatura no país levam em consideração fatores ligados a legislação em vigor, às características sócio-educacionais dos formandos e as características do próprio curso de licenciatura, bem como seus currículos. A partir da nova LDB, especificamente da lei 9394/96, exige-se que o profissional da educação tenha preferencialmente formação superior em curso devidamente reconhecido pelo MEC. No entanto, o contexto em que foi discutida a formação de professores e sobre as novas ações políticas que regulamentam a atividade docente no Brasil, foi um cenário de hegemonia do capital financeiro (Banco Mundial e FMI), cujos interesses era minimizar a participação do Estado para desta maneira, favorecer as regras do mercado, sobre a ótica dos lucros, nas atividades educacionais.  crític