Curso de Licenciatura em Ciências Sociais



fatores internos e externos
A primeira constatação que se antecipa sobre os cursos de formação em licenciatura no Brasil, é de que há um cenário preocupante nesses cursos. Estudos sobre os cursos de licenciatura no país levam em consideração fatores ligados a legislação em vigor, às características sócio-educacionais dos formandos e as características do próprio curso de licenciatura, bem como seus currículos. A partir da nova LDB, especificamente da lei 9394/96, exige-se que o profissional da educação tenha preferencialmente formação superior em curso devidamente reconhecido pelo MEC. No entanto, o contexto em que foi discutida a formação de professores e sobre as novas ações políticas que regulamentam a atividade docente no Brasil, foi um cenário de hegemonia do capital financeiro (Banco Mundial e FMI), cujos interesses era minimizar a participação do Estado para desta maneira, favorecer as regras do mercado, sobre a ótica dos lucros, nas atividades educacionais. 


crítica e desafios
Em linhas gerais, o atual modelo de formação de professores ainda se relaciona à maneira como foram concebidos esses cursos: durante os anos 30 pelas faculdades de filosofia, segundo o modelo 3+1 ou da racionalidade técnica, como também é conhecido. A crítica que se faz à esse modelo tradicional é devido a distinção que fazem entre a dicotomia teoria e prática no preparo desses profissionais.Há na sociedade brasileira, inúmeras variantes que prejudicam os cursos de formação docente e os próprios professores, como os baixos salários e alta carga horária, condições precárias de trabalho, também a falta de motivação pessoal e de um plano de carreira são algumas delas. Reconhece-se a necessidade de criar um Projeto pedagógico que traga formação e profissionalismo adequados aos professores, que no atual contexto de políticas educacionais e estrutura jurídica são articuladas pela improvisação, aligeiramento e desregulamentação.


sociologia: oferta e privação
A relevância do curso de Licenciatura em Ciências Sociais, coaduna com o princípio de expansão e interiorização de um ensino público superior gratuito e com qualidade. Também conflui para a inclusão digital através do uso de mídias na educação durante a formação do docente. No tocante às diretrizes da LDB, o curso incorporou o propósito de formar profissionais tornando-os aptos para o exercício da cidadania (princípio de formação integral) e da atividade docente. Existe na educação, uma significativa carência a ser suprida por professores de sociologia, sobretudo após a regulamentação e obrigatoriedade do ensino de sociologia nas escolas públicas. A falta de profissional habilitado desde a promulgação da lei, acaba por causar diversas distorções que invalidam ou prejudicam o status da disciplina sempre que as vagas são preenchidas por pessoal não habilitado na área – situação tão comum quanto corriqueira. O projeto político pedagógico juntamente com o curso de formação desses profissionais, ensinam que para os licenciados em Ciências Sociais é imprescindível mostrar competência para atuar na docência da disciplina.


Confira a oferta do curso de Ciências Sociais em algumas universidades do país: (http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/melhores-faculdades/category/ciencias-sociais/. Acesso em 13/07/14).

Faculdade
Estrelas
(BA)  Salvador – UFBA
★★★★★
(DF) Brasília – UnB
★★★★★
(MG) Belo Horizonte – UFMG
★★★★★
(PR) Curitiba – UFPR
★★★★★
(PR) Londrina – UEL
★★★★★
(RJ) Rio de Janeiro – UFRJ
★★★★★
(RS) Porto Alegre – PUCRS
★★★★★
(RS) Porto Alegre – UFRGS
★★★★★
(RS) Santa Maria – UFSM
★★★★★
(SC) Florianópolis – UFSC
★★★★★
(SP) Campinas – Unicamp
★★★★★
(SP) São Carlos – UFSCar
★★★★★
(SP) São Paulo – USP
★★★★★

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