Diferenças entre Marx e Hegel



A concepção filosófica de Hegel, atribui ao mundo das ideias, a responsabilidade pelo desenvolvimento da História humana. Nesse sentido, o pensamento é o sujeito criador, como também o agente transformador da realidade. Hegel afirmava que a ideia precedia a realidade, pois todas as construções teóricas são atribuídas ao “espírito” criador do pensamento e da ideia na determinação do mundo.
Inicialmente, Marx apreende a teoria hegeliana, da precedência da ideia sobre a realidade, no entanto, colocando-se, numa perspectiva mais revisionista como um “hegeliano de esquerda” do que consensualista ou “hegeliano de direita”. Marx compartilha a influência do pensamento, da consciência e das ideias, como forças dialéticas, mas rompe com Hegel porque concebe o pensamento e o mundo das ideias como reflexos da realidade. Marx penetrou no pensamento de Hegel para construir o materialismo dialético baseado no tripé tese-antítese-síntese onde prevalecerá as determinações políticas do mundo real sobre o pensamento abstrato. Os elementos determinantes para analisar o processo histórico, sugere Marx, são os modos de produção, as forças produtivas e as relações de poder.
Enquanto que na filosofia hegeliana, a ideia precede  a realidade material concreta, onde o elemento primordial  é o espírito, a ênfase de Marx recaía sobre a parte material (ações) da realidade e não na parte imaterial (ideias). Com isso, Marx reformulará o conceito de dialética de Hegel, ao propor a primazia da realidade material sobre o pensamento. Para Marx, a ênfase do pensamento de Hegel não está no objeto, mas na abstração da lógica. 
Em linhas gerais, a abordagem marxista (materialismo filosófico) contrapõem-se à abordagem filosófica de Hegel (idealismo filosófico). No materialismo dialético, defende que as forças produtivas condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual das pessoas. Marx critica Hegel por ter transformado sua filosofia numa realidade empírica, anti-histórico e mecanicista. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ressurreição, reencarnação, ancestralidade e o nada

Durkheim - a religião é um fato social

Antropologia Interpretativa