Movimentos sociais de Contestação

Guerra de Canudos ocorreu entre os anos de  1896 e 1897 no sertão da Bahia. Seu líder messiânico foi o beato Antônio Conselheiro, que estabeleceu uma comunidade em Canudos. Seu intuito era governá-la e torna-lá auto-sustentável.
Movimento do Contestado
A chamada Guerra do Contestado foi uma violenta guerra camponesa, ocorrida entre 1912 e 1916, nas fronteiras entre os Estados do Paraná e Santa Catarina - onde as ervas nativas do mate foram disputados pelos sertanejos que viviam de sua extração e eram explorados pelos "coronéis" da região. 
Revolta da Vacina
Conhecida como a maior convulsão social da cidade do Rio de Janeiro, durante a campanha de vacinação contra a varíola (1904). Assim, por trás da reforma urbana promovida então pelo prefeito Pereira Passos, é possível ver claramente o processo de especulação imobiliária e a profunda situação de exclusão social. A saúde pública caminha junto ao uso autoritário da ciência. E a nascente República, que em tese se opunha ao Império escravocrata, promove na verdade a “democratização da senzala”.
Revolta da Chibata
A Revolta dos Marinheiros, movimento liderado por João Cândido Felisberto, o almirante negro,ocorrido na Marinha de Guerra do Brasil, em 1910, em protesto contra a má alimentação, o trabalho excessivo, o baixo soldo, o recrutamento forçado e os castigos corporais sofridos diariamente pelos marinheiros .Esse movimento tem como características as mudanças políticas, sociais, econômicas e culturais pelas quais passava a cidade do Rio de Janeiro e o Brasil no início da República . 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ressurreição, reencarnação, ancestralidade e o nada

Antropologia Interpretativa

Durkheim - a religião é um fato social