Fichamento do texto “A Ciência da Cultura” de Edward Burnett Tylor
a) Título: Evolucionismo cultural: textos de Morgan, Tylor e Frazer
b) Autor: Celso de Castro
c) Dados da publicação: seleção, apresentação e revisão por Celso de Castro; tradução de Maria Lúcia de Oliveira. Rio de Janeiro: Jorge Zarah, 2005.
d) Objetivos do autor neste texto:
Oferecer uma compreensão das leis da natureza humana sem a lente dos pressupostos teologais ou metafísicos (p.32)abordando estudos sobre as várias culturas e os diferentes estágios a que passaram essas civilizações (p.35); O autor oferece uma definição de cultura como sendo algo adquirido pelo fato do homem viver em sociedade. Assim, o homem absorve do meio em que vive várias construções sociais como ideias, moralidade, costume, religião, linguagem, etc.
Segundo Celso de Castro, os estudos sobre cultura além de investigar a situação da cultura entre as várias sociedades,[...]sintetizam idéias-chave de teoria e método característicos do evolucionismo cultural. No entanto, por questões de limitação do método comparativo das análises “ Existe pouca necessidade de se respeitar, em tais comparações, data na história ou lugar no mapa [...]; Nesse caso, o trabalho do etnólogo seria classificar detalhadamente vários aspectos de cada complexo cultural.
Para Tylor a cultura deve ser tomada como ciência do homem conforme o modelo das ciências naturais.
e) Destaque dos principais pontos do texto, trazendo as definições do autor e as páginas correspondentes aos seguintes conceitos:
Cultura:
Cultura ou Civilização, tomada em seu mais amplo sentido etnográfico, é aquele todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem na condição de membro da sociedade (p. 31).
- Sobrevivências culturais:
Trata-se de processos, costumes, opiniões, e assim por diante, que, por força do hábito, continuaram a existir num novo estado de sociedade diferente daquele no qual tiveram sua origem, e então permanecem como provas e exemplos de uma condição mais antiga de cultura que evoluiu em uma mais recente.(p.40).
Observa-se que a alguns costumes antigos que se mantém-se vivo na modernidade pode explicar a existência de uma transição de uma sociedade bem como sua evolução no tempo. Esses aspectos culturais que permanecem vivos diante dos avanços tecnológicos são conhecidos como “sobrevivências culturais” de um período étnico que pode ter sido fundado na selvageria ou na barbárie no curso do desenvolvimento histórico – principal ponto de partida da pesquisa etnográfica. As sobrevivências culturais são dos mais variados exemplos como ditados populares, crenças, jogos, costumes, supertições.
Oi, estou cursando CIÊNCIAS SOCIAIS pela UFRN e neste semestre estamos pagando TEORIA ANTROPOLÓGICA I. Esse seu resumo veio bem a calhar. Parabéns.
ResponderExcluirsalud Josa, é um ótimo curso para se pensar os problemas sociais.
ResponderExcluir