Antropologia Dinâmica:Gluckman e Barthes
No estudo sobre Antropologia Social Dinâmica, dois importantes precursores se destacam: Gluckman e Barthes. Ambos se empenharam na ascensão da Antropologia Social, cada um com características próprias.
Herman Max Gluckman, foi um importante e renomado antropólogo social britânico. Em 1949 tornou-se o primeiro professor de Antropologia Social da Universidade de Manchester e fundou a Escola de Antropologia de Manchester. Nascido e criado na África do Sul, Gluckman optou pela cidadania britânica, pois não concordava com o apartheid dominante na África. Aluno de Evans-Pritchard e Radcliffe-Brown, formou-se na universidade de Oxford, onde concluiu seu doutorado. Como antropólogo, desenvolveu estudos de campo em Zâmbia, entre os povos Lozi e Tonga. Analisando as relações existentes entre africanos e europeus, Gluckman percebe a existência de modos específicos de comportamentos, certificando-se de que os conflitos moldavam-se, dinamicamente, conduzidos pelos dois grupos étnicos opostos. O conflito, constatou Gluckman, ocupa um papel central nas relações sociais e este mesmo dinamismo também se verifica nas alianças e oposições entre grupos. Desse modo, divisão/fusão/aliança, além de ser fomentada pelo conflito, forma uma brochura peculiar da estrutura social que está condicionada pelas relações situacionais.
Para estudar os problemas sociais nas sociedades modernas, Gluckman passou a questionar os pressupostos teóricos de seus professores no que diz respeito ao método estrutural-funcionalista. Afirmava que a a teoria funcionalista não era suficiente para compreensão dos conflitos e das competições entre indivíduos. "Ele passou a fazer estudos de casos e análises das interações entre atores sociais"(PAULA XAVIER, 2009:106). O estudo de casos é uma das características da Escola de Manchester que deduz regras e suposições por meio de análises sobre interações sociais.
Em sua obra intitulada "Os rituais de rebelião no Sudoeste da África", Gluckman introduziu a ideia de rituais desfazendo, desse modo, a ambiguidade entre revolução e rebelião, como sendo os dois uma única coisa. Gluckman observou que esses rituais de rebelião ocorriam em sociedades de ordem social estável e contribuíam para a manutenção do poder, pois que reuniam os indivíduos em um momento em que as diferenças e as disputas eram anestesiadas pelas forças sociais, direcionando a ênfase dos conflitos para a unidade social. Outras importantes obras que enfatiza o ritual são: Ordem e rebelião na África tribal; "Política, direito e ritual na sociedade tribal" (1965), entre outras. - Uma característica da antropologia de Gluckman é o estudo de caso que envolvia análises de instâncias de interação social para deduzir regras e suposições
Frederik Barthes - Nascido em Lepzig, na Alemanha, sua carreira ganhou notabilidade como professor de Antropologia Social da Universidade de Bergen, vindo a ser o fundador do Departamento de Antropologia Social. Barthes, atualmente é professor da Universidade de Boston. Em sua obra intitulada "Grupos étnicos e suas fronteiras", Barthes faz uma análise sobre a etnicidade (entendido como grupos étnicos organizados) e a existências de pertinências das fronteiras (movências e intercâmbio) que limitam as posições dos indivíduos nas trocas de relações. A delimitação dessas fronteiras baseiam-se em estatutos étnicos. O autor destaca três pontos principais dos grupos étnicos:
1- as categorias de identificação dos grupos;
2- existência de processos que geram e mantêm esses grupos;
3- ênfase nas fronteiras e em sua legitimação.
1- as categorias de identificação dos grupos;
2- existência de processos que geram e mantêm esses grupos;
3- ênfase nas fronteiras e em sua legitimação.
Barthes observa através das fronteiras que os grupos étnicos não são estáticos. Mas ao contrário, na dinâmica das relações entre os grupos, ocorrerão trocas, rupturas e permanências. Essa interação, além de definir a identidade do grupo são responsáveis também pela exclusão e inclusão sendo, desse modo, decisivo para verificar quem fica e quem sai. Para a compreensão das dinâmicas desses grupos étnicos, Barthes salienta algumas características que são muito significantes para o grupo: "[...] características tais como vestimenta, língua, forma das casas ou estilo geral de vida [...], padrões de moralidade e excelência pelos quais as performances são julgadas." (POUTIGNAT, 1998: 32)
No vídeo sobre o Estrutural-funcionalismo (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=qyz9DOUOxZo.), é possível destacar que mesmo dentro da Antropologia Social Britânica há perspectivas teóricas diferenciadas e cita como exemplo os trabalhos de Glukman e Barthes na compreensão dos diferentes tipos de sociedade, sua organização política e as diferenças culturais da África. Através dos estudos dos casos ampliados, de Glukman, o autor propõe uma nova interpretação sobre o conflito e a mudança social com ênfase nos rituais. Afastava-se, desse modo, do funcionalismo que concebe a sociedade como vários fragmentos culturais unidos formando um todo orgânico. Já, a orientação teórica de Barthes dinamiza os grupos étnicos e as fronteiras, sem os clássicos enfoques da aparência sobre a questão racial. O chave para a compreensão dos conflitos, segundo Barthes, está na análise das fronteiras existentes entre os diferentes grupos étnicos. As fronteiras revelam as semelhanças, mas também as diferenças.
DIÁLOGOS ANTROPOOLÓGICOS. Disponível em http://dialogosantropologicos.blogspot.com.br/2010/08/fredrik-barth-grupos-etnicos-e-suas.html. Acesso em 22/Ago., de 2014.
MARTINS, Silvia. Estrutural Funcionalismo Britânico. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=qyz9DOUOxZo. Acesso em 23/Ago., de 2014.
MAX GLUCKMAN. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Max_Gluckman. Acesso em 21/ Ago., de 2014.
PAULA XAVIER, Juarez. T. Teorias Antropológicas. Curitiba: Iesd, 2009.
PEIRANO, Mariza. Rituais ontem e hoje. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
POUTIGNAT, Philippe. Teorias da etnicidade: seguido de grupos étnicos e suas fronteiras. São Paulo: Unesp, 1998.
Texto bem interessante e de facil compreecao.
ResponderExcluirConseguiu simplificar o que o livro estava complicando. Obrigada!!!
ResponderExcluirTexto excelente, se alguém souber de outros textos sobre esse tema por gentileza me informe referencias,
Excluire-mail: araujo_assis@hotmail.com
Referencia obrigatoria estudar sempre GluckMan!Esclarecedor texto...
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