metodologia antropológica
Como observa Paula Xavier (2009), foi no interior do campo teórico das Ciências Sociais, que a antropologia desenvolveu seu status de Ciência, definiu seu objeto de estudo, suas metodologias e técnicas de estudo.
Segundo o autor, a metodologia antropológica possibilitou o que ele chama de "extraordinária" abertura para as pesquisas posteriores através de denso aparato conceitual, cujo principal representante ( considerado o "pai da Antropologia francesa"), foi Marcel Mauss. Metodologia antropológica, nesse sentido, envolve estudos etnológicos, a etnografia, o relativismo cultural, entre tantos outros. Sua abordagem dentro das Ciências Sociais, ocupa -se com a antropologia evolucionista, o culturalismo a antropologia social e a escola sociológica francesa.
A Antropologia é uma Ciência que estuda diferentes aspectos da vida humana, nesse sentido, é antropológico os costumes de um povo, seus hábitos, as crenças, ritos, mitos, folclore. Etimologicamente, a palavra antropologia deriva do grego antropos (homem) e logia (estudo) significando o estudo do homem. Nesse sentido, o estudo do homem abrange a diversidade cultural dos diferentes povos. Há muitos enfoques dentro da antropologia como a antropologia social, antropologia cultural, antropologia evolutiva, etc. cada corrente busca contribuir para uma melhor compreensão do escrutínio humano.
A estruturação de uma metodologia antropológica nasceu da necessidade de garantir um procedimento científico e técnico. As perspectivas de análises se diversificaram com a metodologia antropológica, colaborando, desta forma, para rediscutir o intenso debate sobre método (PÁDUA, 2004).
PÁDUA. Elisabete. M. M. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. São Paulo: Papirus, 2004.
XAVIER, Juarez. T. P. Teorias antropológicas. Curitiba: IESD Brasil S.A., 2009.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário, sua mensagem é muito importante para nós.