Prática pedagógica e prática docente no ensino sobre culturas
preocupação em preservar a diversidade
Atualmente,se observa uma preocupação em preservar os aspectos culturais de um povo, respeitar a diversidade de comportamentos, pensamentos, crenças, etc. Essa postura tem se mantido como a chave para o bom relacionamento entre as nações, sobretudo graças à emancipação da antropologia e do método etnográfico. No entanto, essa preocupação com as diferenças vem de longas datas, como se observa na literatura clássica: Heródoto (484-424 a. C,); José de Anchieta (1534-1597); Marco Polo (séc. 13);Tácito (55-120); Montaigne (1533-1572). A diversidade de costumes contemporãneos vão desde os hábitos culinários dos franceses ao harakiri japonês, o sentido de trânsito na Inglaterra, os indicadores culturais de virilidade, a restrição de consumo de alimentos entre os hindus, islâmicos, judeus, etc. tudo isso reunidos numa gama de manifestações culturais que não podem ser ignoradas, tampouco impostas como modelo a ser seguido às demais culturas (SILVA, 2005).
os antropólogos derrubam um mito
na escola a prática se realiza
Como a prática pedagógica é interpretada como processos educativos ou categorias, vividas coletivamente e em várias instituições de uma determinada cultura, as implicações dessas categorias para o fazer pedagógico revelam que a escola não é a única força socializadora, nem mera reprodutora de conteúdos. Seu papel ultrapassa a legitimação ideológica de Estado, pois envolve diversos aspectos e diferentes relações: relação com o meio, relação com o outro e relação consigo mesma. No entanto, é no plano institucional que a prática pedagógica se concretiza. Uma segunda implicação é a de que a prática pedagógica é um trabalho coletivo e por isso mesmo, não está isenta de conflitos de interesses, de ideias, enfim. Souza (apud Amorim,2009)faz crer que o grande desafio da prática docente em meio a esse leque de orientações, é construir um espaço dialógico em que aprender significa criar, recriar, problematizar. Mas tanto a prática pedagógica quanto a prática docente, deve exercitar a análise, oferecer e pensar saídas como também ter refinado gosto pela pesquisa.
AMORIM, Roseane M. Planejamento, currículo e avaliação da aprendizagem. Maceió: Edufal, s.d.
LARAIA, Roque B. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zarah, 2009.
SILVA. Francisco. A. Da natureza da cultura: antropologia cultural. s.l. s.n., 2005. Departamento de Ciências Sociais da Fafidam/Uece. (apostilado).
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