Resumo 2 do Livro [Qualificando Futuros Professores de Sociologia]

O artigo da Profª. Luíza Helena Pereira é resultado de uma experiência bem sucedida com a disciplina: O ensino de sociologia no ensino médio, ofertada pelo departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Relata que no ano de 1993 professores e alunos de Ciências Sociais promoveram intenso debate sobre a rediscussão e reformulação do currículo de Ciências Sociais. Os alunos reivindicavam a oferta de disciplinas que complementassem a licenciatura, pois sentiam que precisavam de maior preparo para ensinar, apesar do apoio da Faculdade de Educação. Assim, em 1997 a disciplina foi implantada e coube à professora a responsabilidade pela disciplina. Atendendo ao apelo de alunos e professores a nova disciplina é  oferecida todo semestre nos dois turnos: matutino e noturno. O objetivo geral da disciplina é conscientizar sobre a existência de legislação própria; analisar a importância de ensinar sociologia; refletir sobre os parâmetros; conhecer outras experiências de ensino no trato da sociologia; investigar concepções teóricos-metodológicas diferentes; compreender necessidades e possibilidades de transformação do ensino. O conteúdo programático deve ser norteado por questões-chaves, geradoras, perguntas que a sociedade se faz. É preciso apresentar a disciplina com seus objetivos e níveis de abrangências como finalidades, conteúdos, metodologia, exercícios e leituras. Nesse momento é apresentado a discussão sobre currículo e diretrizes curriculares, analisando-os criticamente através da correlação dos conteúdos com o papel da humanidade. A finalidade da disciplina de sociologia no ensino médio, garante a professora, é compreender a relação indivíduo-sociedade e também estabelecer a relação entre biografia, história e a relação entre ambas. Para Luíza Helena a seleção dos conteúdos temáticos devem seguir alguns parâmetros, no entanto esses temas devem ser variados e estar vinculados a realidade do aluno cabendo ao professor de sociologia a construção e estruturação das relações que organizam a sociedade. A autora sugere trabalhar questões teóricas e metodológicas através do estudo comparado, mas também com a metodologia da problematização. Em sua conclusão  sugere que os professores não abordem clássicos da sociologia de forma enciclopédica, mas como autores clássicos da ciência e do conhecimento sociológico que nos permitem entender a realidade hoje.




PEREIRA, Luíza. H. Qualificando futuros professores de Sociologia. Disponível em http://graduacao.ead.ufal.br/mod/folder/view.php?id=1727. Acesso em 26 de Jul. de 2012.

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