Resumo do Livro Desafios para a implantação do Ensino de Sociologia
A discussão sobre a inserção da sociologia, como disciplina obrigatória, no rol das disciplinas que compõem o ensino médio é antiga. Para Amaury César duas questões centrais envolvem os debates: a formação do professor em bacharelado ou licenciatura. A primeira devido o caráter exclusivo de pesquisa e o segundo pela própria limitação do curso de formação de professores de modo geral. Além disso, outro problema apontado é a adoção do livro didático, Amaury defende que não existe um livro didático de sociologia consagrado nacionalmente porque estes livros não passam pela crítica especializada e os professores não se dedicam a pesquisa, com isso, acabam por seguir as orientações do livro acriticamente. O autor não concorda que a discussão sobre a proposta programática seja importante e se justifica afirmando que tanto as equipes que discutem os PCN como as OCN acabam por terem comportamento diverso e o máximo que conseguiu foi apresentar uma proposta que orientasse os professores. Outro problema é o número de aulas, não tem como definir o conteúdo sem antes definir o número de aulas. Se o objetivo do ensino de sociologia é criar uma consciência sociológica no aluno, questões como proposta única, quantidade e seleção de conteúdos acabam sendo sem sentido. Sendo os conteúdos variados, a metodologia é quem fará a diferença e aqui reside principalmente a formação em licenciatura ou domínios das práticas de ensino, pois a escolha dos conteúdos terá sempre caráter arbitrário. Partir de temas diversos, variando as estratégias de ensino é o que se pode fazer no ensino médio. No entanto, Amaury releva que uma aula por semana não é suficiente e a exaustão de teorias, conceitos e temas não produzirão avanços no modo de pensar do aluno. O autor reconhece que a situação da escola pública no Brasil compromete o desempenho do ensino de sociologia e ressalta que essa situação coloca a escola como objeto sociológico. Declara ser um defensor da obrigatoriedade e que a polêmica que envolve a sociologia no ensino médio está ligado a tradição e corporativismo das outras disciplinas. O autor finaliza problematizando que do mesmo modo que se debate sobre escola pública e currículo deve-se debater os objetivos indicados pela LDB ao incluir o aprimoramento da pessoa humana (formação ética, autonomia intelectual, pensamento crítico), já que as escolas particulares orientam para o vestibular.
[MORAES, Amaury. C. Desafios para a implantação do Ensino de Sociologia. Disponível em http://graduacao.ead.ufal.br/mod/resource/view.php?id=1716. Acesso em 24 de Jul. de 2012]
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário, sua mensagem é muito importante para nós.