LDB
a primeira LDB
Desde o manifesto
dos pioneiros da educação em 1932 (Escola novista), muito dos
ideais defendidos pelos reformadores foram, nos anos subsequentes,
pautas de discussões sobre políticas educacionais no Brasil. A
implantação de diretrizes que norteasse o ensino em diferentes
níveis e contemplasse o papel do Estado sobre o sistema educacional
foi um marco importante que radicalizou tanto a estrutura de como se
pensava a educação no país, quanto os conteúdos curriculares do
ensino educacional. Desse modo, em 1961 foi promulgada a primeira
LDB após ser discutida por treze anos pelo Congresso Nacional.
reforma pombalina
Historicamente o
descaso com a educação pública é um problema que se arrasta desde
o período colonial. Essa lacuna permitiu que a igreja católica
mantesse sua hagemonia até 1759 quando Pombal opôs-se à Companhia
de Jesus expulsando a influência da igreja sobre assuntos de
interesse do Estado. A partir de então, tem início a participação
do Estado nos assuntos educacionais que substituiu o catequista pelo
professor remunerado. Mas mudanças significativas só ocorreriam no
início do século XX com a fundação do Ministério de Educação e
Saúde.
educação e
conflito de interesses
A constituição de
1934 estabeleceu entre outras ncessidades a criação de um Plano
Nacional na Educação; Quotas fixas de financiamento para a
Federação, estados e municípios; gratuidade e obrigatoriedade do
ensino primário. Essas medidas representaram um grande esforço e
avanço porque através dela o Governo Federal implementou novas
atribuições. O contexto político em que surgiu a LDB era bastante
crítico, pois o Estado mostrara-se ausente sobre os avanços
educacionais desde o final da Primeira República, além do mais a
estruturação da educação pelo Estado caracteriza-se pela ação
não-linear e marcada por contradições e embates das políticas
públicas oscilando entre a intervenção do Estado e a privatização
do ensino. Desse modo, a dicotomia entre público e privado será um
divisor de águas que acompanhará a trajetória do ensino e sua
relação de conflito entre as políticas educativas versus políticas
estatais.
quando a iniciativa
pública beneficia o domínio das classes
As propostas mais
prementes da nova LDB contemplavam num primeiro momento a extensão
da gratuidade para o ensino primário e secundário das redes
escolares; equivalência entre os cursos de nível médio e a
transferência de cursos mediante exame, no entanto as propostas
foram engavetadas, voltando a serem rediscutidas somente em 1957 com
uma agravante: redução do papel do Estado sobre assuntos
educacionais e abrindo desse modo, oportunidades para a iniciativa
privada. A Lei 4.024 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação
Nacioal, na prática, foi a síntese entre os dois projetos de leis
Mariani e Lacerda, respectivamente. Os resultados foram negativos
para democratização da escola pública. A gratuidade do ensino foi
posto de lado enquanto subvencionava o setor privado – o que flagra
o caráter das políticas públicas voltado para as classes
dominantes e elitista.
reformar é preciso
Passada uma década
desde a implantação da primeira LDB, prosseguia-se a discussão
sobre reformas na LDB e as perdas que a implantação da mesma trouxe
para as camadas menos favorecidas, culminando em 1971 na segunda LDB.
Entre as mudanças mais significativas destaque-se a
profissionalização do Ensino Médio com o objetivo de preparar o
aluno das camadas pobres para o mercado de trabalho e exercício da
cidadania. Outra característica que liga a LDB de 1971 a LDB de 1961
foi o caráter tecnicista cuja pretensão procurava frear os avanços
populares através de cortes de verbas para o ensino. A sociologia,
enquanto disciplina formal do Ensino Básico, desaparece do rol de
outras disciplinas escolares. Sua presença se confunde com outras
disciplinas como OSPB, Educação Moral e Cívica e Estudos Sociais.O
contexto político contra a Sociologia se consolidava com a
instalação do Regime Ditatorial que culminará com o golpe de 64. E
esta também é uma semelhança entre as duas LDBs no que concerne a
não consolidação da disciplina de Sociologia no currículo
escolar.
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