Antropologia social dinâmica
No
estudo sobre Antropologia Social Dinâmica, dois importantes
precursores se destacam: Gluckman e Barthes. Ambos se empenharam na
ascensão da Antropologia Social, cada um com características
próprias.
Herman
Max Gluckman, foi um importante e renomado antropólogo social
britânico. Em 1949 tornou-se o primeiro professor de Antropologia
Social da Universidade de Manchester e fundou a Escola de
Antropologia de Manchester. Nascido e criado na África do Sul,
Gluckman optou pela cidadania britânica, pois não concordava com o
apartheid dominante na África. Aluno de Evans-Pritchard e
Radcliffe-Brown, formou-se na universidade de Oxford, onde concluiu
seu doutorado. Como antropólogo, desenvolveu estudos de campo em
Zâmbia, entre os povos Lozi e Tonga. Analisando as relações
existentes entre africanos e europeus, Gluckman percebe a existência
de modos específicos de comportamentos, certificando-se de que os
conflitos moldavam-se, dinamicamente, conduzidos pelos dois grupos
étnicos opostos. O conflito, constatou Gluckman, ocupa um papel
central nas relações sociais e este mesmo dinamismo também se
verifica nas alianças e oposições entre grupos. Desse modo,
divisão/fusão/aliança, além de ser fomentada pelo conflito, forma
uma brochura peculiar da estrutura social que está condicionada
pelas relações situacionais.
Para
estudar os problemas sociais nas sociedades modernas, Gluckman passou
a questionar os pressupostos teóricos de seus professores no que diz
respeito ao método estrutural-funcionalista. Afirmava que a teoria
funcionalista não era suficiente para compreensão dos conflitos e
das competições entre indivíduos. "Ele passou a fazer estudos
de casos e análises das interações entre atores sociais"(PAULA
XAVIER, 2009:106). O estudo de casos é uma das características da
Escola de Manchester que deduz regras e suposições por meio de
análises sobre interações sociais.
Em
sua obra intitulada "Os rituais de rebelião no Sudoeste da
África", Gluckman introduziu a ideia de rituais desfazendo,
desse modo, a ambiguidade entre revolução e rebelião, como sendo
os dois uma única coisa. Gluckman observou que esses rituais de
rebelião ocorriam em sociedades de ordem social estável e
contribuíam para a manutenção do poder, pois que reuniam os
indivíduos em um momento em que as diferenças e as disputas eram
anestesiadas pelo poder de integração que a força social tem, direcionando a ênfase dos
conflitos para outro local: a unidade social. Outras importantes obras que
enfatiza o ritual são: Ordem e rebelião na África tribal;
"Política, direito e ritual na sociedade tribal" (1965),
entre outras.
Frederik
Barthes - Nascido em Lepzig, na Alemanha, sua carreira ganhou
notabilidade como professor de Antropologia Social da Universidade de
Bergen, vindo a ser o fundador do Departamento de Antropologia
Social. Barthes, atualmente é professor da Universidade de Boston.
Em sua obra intitulada "Grupos étnicos e suas fronteiras",
Barthes faz uma análise sobre a etnicidade (entendido como grupos
étnicos organizados) e a existências de pertinências das
fronteiras (movências e intercâmbio) que limitam as posições dos
indivíduos nas trocas de relações. A delimitação dessas
fronteiras baseiam-se em estatutos étnicos. O autor destaca três
pontos principais dos grupos étnicos: 1- as categorias de
identificação dos grupos; 2- existência de processos que geram e mantêm esses grupos; 3- ênfase nas fronteiras e em sua
legitimação.
Características da Antropologia Dinâmica - Gluckman (1987) e Barth (2000).
Uma característica da antropologia de Frederik Gluckman é o estudo de caso
que envolvia análises de instâncias de interação social para
deduzir regras e suposições. Barthes, por sua vez observa através das fronteiras que os grupos étnicos não
são estáticos. Mas ao contrário, na dinâmica das relações entre
os grupos, ocorrerão trocas, rupturas e permanências. Essa
interação, além de definir a identidade do grupo são responsáveis
também pela exclusão e inclusão sendo, desse modo, decisivo para
verificar quem fica e quem sai. Para a compreensão das dinâmicas
desses grupos étnicos, Barthes salienta algumas características que
são muito significantes para o grupo: "[...] características
tais como vestimenta, língua, forma das casas ou estilo geral de
vida [...], padrões de moralidade e excelência pelos quais as
performances são julgadas." (POUTIGNAT,
1998: 32)
compreensão da
antropologia desenvolvida por esses autores
No vídeo sobre o Estrutural-funcionalismo britânico (confira a baixo nas referências), destaque-se que mesmo dentro
da Antropologia Social Britânica há perspectivas teóricas
diferenciadas e cita como exemplo os trabalhos de Glukman e Barthes
na compreensão dos diferentes tipos de sociedade, sua organização
política e as diferenças culturais da África. Através dos estudos
dos casos ampliados, de Glukman, o autor propõe uma nova
interpretação sobre o conflito e a mudança social com ênfase nos
rituais. Afastava-se, desse modo, do funcionalismo que concebe a
sociedade como vários fragmentos culturais unidos formando um todo
orgânico. Já, a orientação teórica de Barthes dinamiza os grupos
étnicos e as fronteiras, sem os clássicos enfoques da aparência
sobre a questão racial. A chave para a compreensão dos conflitos,
segundo Barthes, está na análise das fronteiras existentes entre os
diferentes grupos étnicos. As fronteiras revelam as semelhanças,
mas também as diferenças.
REFERÊNCIAS
DIÁLOGOS
ANTROPOOLÓGICOS. Disponível
em
http://dialogosantropologicos.blogspot.com.br/2010/08/fredrik-barth-grupos-etnicos-e-suas.html.
Acesso em 22/Ago., de 2014.
MARTINS,
Silvia. Estrutural
Funcionalismo Britânico.
Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=qyz9DOUOxZo.
Acesso em 23/Ago., de 2014.
MAX
GLUCKMAN.
Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Max_Gluckman.
Acesso em 21/ Ago., de 2014.
PAULA
XAVIER,
Juarez. T. Teorias
Antropológicas.
Curitiba: Iesd, 2009.
PEIRANO,
Mariza. Rituais
ontem e hoje.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
POUTIGNAT,
Philippe.
Teorias da etnicidade: seguido de grupos étnicos e suas fronteiras.
São Paulo: Unesp, 1998.
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