Ética e política



A fundamentação teórica entre Ética e Política e a relação entre os dois conceitos


Para o mundo grego, a preocupação entre bom e mau governo, entre a virtude e o abuso de poder, levaram os pensadores gregos a desenvolverem e fundamentarem os conceitos de ética e política. Entretanto, na Grécia antiga não existia uma moral universal, mas diversas escolas filosóficas que defendiam cada uma determinada moral em vez de outras. Apesar das questões referentes as ideias sobre a ética e a política remeterem à primazia dos pensadores da Grécia antiga, Norberto Bobbio (1992) estrutura suas teorias a partir da filosofia política moderna, isto é, a partir da formação do Estado moderno e sob influência do pensamento maquiavélico. Na mesma linha de pensamento de Maquiavel, Bobbio afirma existir uma dicotomia entre ética e política da mesma maneira que existe entre Estado e Igreja. Aliás, sempre existiu, por parte da Igreja, tentativas de moralizar a atividade política daqueles que exerciam o poder. Essa investida pode estar vinculada ao desejo da Igreja exercer sua hegemonia ou por existir de fato uma preocupação com os abusos por parte do príncipe, no entanto as tensões contribuíram para gerar um contraste que persiste ainda hoje entre comportamento desejável e ação política.

No Estado moderno a fundamentação ética corresponde a obediência de determinadas regras sociais por parte dos indivíduos de uma determinada sociedade. Através da coercibilidade o Estado exerce sua força e repressão produzindo, com isso, determinado comportamento coletivo por meio da obediência civil. Nos casos em que uma dada norma jurídica é desrespeitada por um indivíduo ou grupos de indivíduos, essa atitude atrai para o indivíduo (ou grupo) a coação do Estado que tem poderes para impor seu ethos coletivo. Diante disso, pode-se afirmar a existência de dois diferentes tipos de ética: uma objetiva, que reconhece a existência de valores universalmente aceito por todos, mas que são controlados pelo Estado na forma de padrão social vigente. E uma ética subjetiva, que emana do indivíduo, de sua pessoalidade, contrária a um conjunto de valores impostos (COTRIM, 1986).
A partir do Estado moderno a relação entre ética e política, relação de intensas contradições, são ainda mais intensificadas pelos contrastes existentes entre as duas. A teoria política moderna sobre a ética e política são classificadas por Bobbio (1992) em monistas e dualistas. Sendo que as monistas se caracterizam pela rigidez e flexibilidade, enquanto que a dualista é caracterizada pelo dualismo real e dualismo aparente. Para o autor, a moral humana e a história das ações políticas correspondem a duas diferentes éticas e cujos critérios da ação são diferenciadas e julgadas segundo os princípios que antecedem a ação.

As manifestações de Junho de 2013 na política brasileira

As manifestações de junho de 2013 foi uma reação popular motivada pelo contexto político e econômico brasileiro. Contexto de sucessivos escândalos de corrupção, não como um fato novo, mas como um amálgama da política brasileira que o Estado não conseguiu frear. A evidência do fracasso político se fez notar em seus mais variados aspectos incluindo entre eles a falta de ética na administração pública (TEIXEIRA, 2013).

O aprendizado que se pode tirar das jornadas de Junho de 2013, é de que “os protestos teriam evidenciado a existência de uma nova agenda e de uma nova postura que são [... ] típicos do que Inglehart chama de pós‑materialismo” (SINGER, 2013:17). Para o autor o proletariado, a classe média e a voz polifônica das ruas anseiam por melhor qualidade de vida, pelo fim da corrupção e melhorias nos serviços básicos considerados essenciais ao homem como saúde, educação e segurança. Os brasileiros sentem necessidades reais que estão para além da construção de novos estádios de futebol e da satisfação superficial dos bens de produção. E aqui reside um legado às gerações futuras, a de que é necessário a superação do modelo capitalista, que em tudo reduz a mera mercadoria de consumo. Observa-se que as necessidades materiais correspondem a uma fase da vida intergeracional que, tão logo sejam alcançadas, anseiam por novos valores como a autoexpressão e melhor qualidade de vida, por isso muitos autores utilizam uso corrente da expressão pós-materialismo para designar aquele acontecimento.

Esses manifestos ensinaram ainda que numa perspectiva democrática é preciso abdicar dos interesses pessoais em prol dos objetivos da coletividade. Contudo, no afã de desmascará a ideologia petista que se transvestia de ultra-esquerda e defensora dos interesses da classe trabalhadora, os acontecimentos de junho revelou-se uma terceira via política, que nem se enquadrava como esquerdista nem como uma direita conservadora. A nova ideologia política, mobilizada pela própria insatisfação e mal-estar social, é identificada por várias razões como centro. Para Singer (2013), o centro se caracteriza por aquela parcela da população que já tem suas necessidades materiais satisfeitas, colocando-se fora da questão distributiva, estão numa fase pós-materialista. Essa classe média pode inspirar as novas levas de jovens movendo-os sobre a importância de elevarem sua escolaridade e erguerem bandeiras éticas.




REFERÊNCIAS


COTRIM, Gilberto. Fundamentos da filosofia: para uma geração consciente. São Paulo: Saraiva, 1986.

BOBBIO, Norberto. Ética e política. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-64451992000100006&script=sci_arttext. [Revista de cultura e política, nº 25. São Paulo, 1992]. Acesso em 04 de Jun. de 2015.

TEIXEIRA, Marcos. A. As manifestações de junho e a política no Brasil contemporâneo: um convite ao debate. As ruas e a democracia. Ensaios sobre o Brasil contemporâneo. Brasília., nº 07, 1-7, fev. 2013 [ Revista estudos políticos], Disponível em http://revistaestudospoliticos.com/wp-content/uploads/2014/04/7p372-378.pdf. Acesso em 04 de Jun. de 2015.


SINGER, André. Brasil, Junho de 2013: Classes e ideologias cruzadas. São Paulo, nº 97, nov. 2013 [Novos estudos SEBRAP]. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-33002013000300003&script=sci_arttext&tlng=p. Acesso em 06 de jun. de 2015.

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