A escola e o ensino
A escola pode estar a serviço de
interesses de uma minoria quando reproduz os valores de uma classe
dominante em detrimento da maioria da população, impedindo com
isso, que as mudanças sociais aconteçam para todos, pois seu papel
está reduzido genericamente a servir às elites no poder, as
demandas de mercados nas sociedades capitalistas pré-industriais
estabelecendo uma relação social de produção. Nessa perspectiva
dos mercados a escola desempenha uma função de garantidora da ordem
econômica (MELO, 2015). Com a universalização da instituição
escola e consequentemente do ensino, a educação escolar desempenhou
importante papel difusor das relações capitalistas de produção. A
expansão dessas relações objetivava homogeneizar os novos valores
impostos pela ordem social e econômica.1
No contexto latino-americano o
ideal de educação transplantado se distanciava da paideia dos
gregos, estando mais próximo das ideias iluministas e positivistas
voltados para um projeto civilizatório de construção de um Estado
nacional. Nessa concepção, a vida no campo perdeu a centralidade e
a cidade passou a ser o centro político e militar sendo que a
educação estava orientada para fornecer mão de obra
especializada.2
É razoável supor que diferentes pedagogias floresceram na América
Latina, no caso brasileiro da década de 1964 tinha-se uma pedagogia
que estratificava ainda mais as desigualdades considerando para tanto
o número de analfabetos existentes no país, o problema transcende o
exercício da leitura e da escrita, pois é sabido que quando se
sustenta índices tão altos de analfabetismo retira-se do cidadão seus direitos mais fundamentais.3
Quando a escola se insere nesse contexto de dominação sem promover
a mudança social está simplesmente reproduzido essa desigualdade e
seus laços de dominação. Numa perspectiva de luta de classes, a
escola perdeu sua principal função que é de transformar a
realidade, pois segundo Marx, essa perspectiva pedagógica reafirma o
controle ideológico das massas pelo opressor inviabilizando qualquer
mudança social ao reduzir seu papel a mera qualificação para o
mercado de trabalho. (MELO, 2015)
REFERÊNCIAS
MAIORIA ABSOLUTA (1964) - LEON HIRSZMAN. Parte I.
Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=8SU6VkZYsRE. Acesso em 20 de Set. de 2015
MELO, Beatriz. M. Projeto
político pedagógico e gestão do trabalho escolar.
Disponível em
http://ava.ead.ufal.br/pluginfile.php/130511/mod_resource/content/4/Material%20Did%
3%83O%20DO%20TRABALHO%20ESCOLAR.pdf
Acesso em 17 de Set. de 2015.
NOTAS
[1] op. cit.
[2] Ídem íbidem
[3] Cf
MAIORA ABSOLUTA (1964) - LEON HIRSZMAN
https://www.youtube.com/watch?v=8SU6VkZYsRE
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