Aula O papel das Instituições na sociedade.
Nesta aula será feita uma análise das principais instituições sociais existentes na maioria das sociedades humanas sob o tema: O papel das Instituições na sociedade. Compreende uma oportunidade de discussão sobre o papel das instituições na sociedade, os conceito e características que identificam e as diferenciam das associações, organizações sociais mais especializadas e menos universais.
Através dos estudos sobre a miscigenação, Gilberto Freyre deixa um importante legado sobre o contexto político e social da época, além de servir de análise para a atual conjectura. O patriarcalismo em sua obra Casa-Grande & Senzala é analisado como um sistema de organização social originado no seio do modelo das elites agrárias fundiárias em que a estrutura social se desenvolveu no Brasil. Não obstante, essa característica contribuiu grandemente para compreender a formação da sociedade brasileira e de como o espaço político sempre favoreceu aos antagonismos profundos, porém equilibrados. Por meio do patriarcalismo mantiveram-se o equilíbrio harmônico das relações sociais, fazendo do sistema patriarcal uma instituição social capaz de se sobrepor a um Estado ausente e colocar a própria hierarquia da igreja submetida ao patriarca. Paulatinamente, a estrutura patriarcalista vai sendo estendida passando do nível familiar para o social, garantindo uma ordem social sem rupturas.
Espera-se que os alunos desenvolvam algumas habilidades como reconhecer as várias instituições sociais e determinar o status social que os indivíduos ocupam quando partícipes da mesma. Devido a diversidade de instituições e seus papéis, é desejoso que a classe diferencie uma instituição de um grupo social por meio da descrição das funções de algumas instituições que afetam as relações em sociedade por meio da interação. Outro ponto importante seria a percepção de traços do patriarcalismo em determinadas instituições como a família, a igreja, o Estado, empresa e a escola por meio de uma produção textual.
Em sala de aula os alunos serão encorajados a compartilhar sobre o que entendem sobre as instituições sociais de seu bairro e se já utilizaram de seus serviços. Apresenta-se um conceito do livro didático e a sala é dividida em subgrupos de pesquisa. Cada subgrupo escolhe uma instituição: família, igreja, Estado, empresa e escola. De posse do tema: “O que é uma instituição social? será proposto, dialogicamente, que os alunos construam cartazes sobre informações das principais instituições sociais de Maceió e, com base no tema, será desenvolvido o subtema de cada grupo. Por tratar-se do Ensino médio regular, optou-se por desenvolver um trabalho de pesquisa bibliográfica, por meio de fontes diversas como livros, jornais, revistas, periódicos, etc.
Será oportunizado aos alunos fazerem uma explanação sobre as instituições sociais em seus trabalhos. Esse momento, oportuna que sejam socializados os trabalhos das equipes, apresentando os textos produzidos, as ilustrações, aproveitando o momento para discutir como esse tipo de atividade contribui para uma melhor compreensão sobre as instituições sociais. Através da ilustração de figuras, desenhos ou fotografias das instituições sociais os alunos serão incentivados a expor seus trabalhos em um mural da escola. O trabalho destina-se aos alunos do primeiro ano do Ensino médio e para que nossa proposta se torne exequível, serão necessários três aulas de 60 minutos.
REFERÊNCIAS
GUARESCHI. Pedrinho. Representações sociais em movimento: psicologia do ativismo político. Porto Alegre: Edipuc, 2010.
MACCARTHY, N. K. Sociologia. São Paulo: Artmed, 2006.
MANUAL DE PROJETOS INTEGRADORES 4: o uso de recursos didáticos no ensino de sociologia no ensino médio. [versão preliminar].
TOMAZZI. Nelson. D. Sociologia para o ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2010.
BASTOS, Elide. R. Gilberto freire e o tema da miscigenação. Disponível
em https://www.youtube.com/watch?v=uy0kou2CcaY. Acesso em 06 de abril de 2015.
FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala: formação da família brasileira sob o regime da família patriarcal. São Paulo: Global, 2003
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário, sua mensagem é muito importante para nós.