Como se elabora um plano de aula?


 O plano de aula entendido como proposta do professor sobre uma ou mais aulas é um instrumento que detalha objetivamente os procedimentos indispensáveis ao processo de ensino aprendizagem, de modo que se o professor não apresenta um planejamento de suas aulas significa que não há proposta para os alunos e a escola. Essa postura deve ser superada tanto pelos que iniciam na profissão quanto aqueles que já dominam seus conteúdos. No plano de aula alguns elementos são indispensáveis como os objetivos, os conteúdos, procedimentos de ensino (metodologia), sugestões de recursos didáticos e apresentar com clareza como será feita a avaliação (MAIA; SCHIEBEL; URBAN, 2009).

 É interessante observar como há um diálogo entre diferentes autores ao assumirem uma concordância sobre a estrutura apresentada do plano de aula. Essa estruturação é observada por Oliveira (2011) que faz uma descrição sucinta, ressaltando a importância de cada uma delas. Assim,  a professora orienta que os objetivos podem ser subdivididos em gerais e específicos e salienta que os professores devem evitar que as aulas fiquem restritas a definições conceituais (normas, definições, etc.). Os procedimentos estão ligados ao fazer do aluno, pois o estudante não pode ser reduzido a um mero receptor, espectador, aquele que “assiste”. O atitudinal (diferentemente do conceitual) pode ser reforçado em aulas posteriores, pois nesta perspectiva os valores são enaltecidos. Dessa maneira é importante que as aulas tenham uma conexão entre o conceitual, os procedimentos e o atitudinal.

 Como é comum em muitas escolas (públicas e particulares) que tem seu Projeto Político Pedagógico devidamente construído ou em fase de construção exigirem dos professores um programa de ensino que contemple os principais temas e conteúdos a serem ventilados na sala de aula,  faz-se necessário sua antecipação, pois o plano de aula antecede a própria aula que será ministrada e evita-se com isso o risco de se criar um plano improvisado.

 Com o plano de curso em mãos é possível nortear as atividades e executar os recursos didáticos de maneira satisfatória, pois essa ferramenta constitui para os professores um principal guia para as aulas de sociologia (PROJETOS INTEGRADORES 7, 2016).




REFERÊNCIAS



PROJETOS INTEGRADORES 7. Disponível em http://ava.ead.ufal.br/pluginfile.php/150100/mod_resource/content/2/Livro%20B%C3%A1sico%20PROJETOS%20INTEGRADORES%207.pdf Acesso em 12 de Mar. De 2016. [livro-texto]

MAIA, Christiane. M.; SCHIEBEL. Maria. F.; URBAN, Ana. C. Didática: organização do trabalho pedagógico. Curitiba: IESDE, 2009.

OLIVEIRA, Denise. A. M. Como elaborar um “plano de aula”. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=WDLliGwCQDo Acesso em 12 de Mar. de 2011.

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