O esboço do desenho







O esboço de um desenho é a fase que antecede seu projeto. Isto é, se você tem intenção de desenhar alguma coisa, chamaremos essa sua intenção de projeto. Alguns artistas conseguem ir diretamente ao desenho sem a necessidade do esboço (pré-visualização). Outros, porém preferem identificar as proporções (formas) antes de partir para a finalização do desenho.




Abaixo você tem um exemplo de esboço de um projeto. Na figura 1 você tem um desenho de uma figura humana em movimento empurrando com as mãos algum objeto que não nos interessa, pois ocupa um lugar secundário enquanto que a figura humana é o nosso objetivo principal. Os outros exemplos seguem o mesmo raciocínio. A figura 2 é uma forma humana, mas note que ela parece reduzida ou disforme. Isso porque a pessoa se encontra embaixo e seu observador encontra-se em cima. Na figura 3 ocorre o contrário, o observador olha para uma figura humana que está acima.




Já na figura 4 observa-se alguém deitado (será que está na praia ou tentando se levantar?). Na imagem 5 você tem um esboço de uma pessoa estendendo a mão. Dependendo de seu projeto você pode querer fazer um personagem pegando algum objeto ou empunhando uma arma. Finalmente, na figura 6 você tem a possibilidade de desenhar uma pessoa caindo ou alguém sendo suspendido pelos pés. O esboço pode nos dá muitas possibilidades de movimento.




É importante que se diga que as linhas que compõem seu esboço serão apagadas quando você finalizar seu desenho, por essa razão esboce seus desenhos com um lápis tipo B ou HB sem muita pressão sobre a folha.

Esboço é ainda uma forma resumida do desenho, sem todos os seus detalhes definidos. Por essa característica do esboço, seus traços são rápidos e leves. Uma palavra que explica bem o que é o esboço é quando você compara-o a um rascunho




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ressurreição, reencarnação, ancestralidade e o nada

Durkheim - a religião é um fato social

Antropologia Interpretativa