plano de aula capitalismo

INTRODUÇÃO
Essa aula faz uma reflexão sobre a sociedade capitalista de consumo, especificamente na sua forma mais perversa expressa sob a bandeira da globalização e fortemente criticada por Marx e Engels em 1848 (OLIVEIRA; COSTA, 2013). No Brasil, as ideias neoliberais estão avançando desde o governo de FHC e caracterizou-se, principalmente, pela privatização das empresas públicas. Desde a redefinição da política educacional brasileira, a partir da década de 1990, prevaleceram os interesses políticos de orientação neoliberal que já havia sido preconizada em 1970 pelo Banco Mundial e pelo Fundo Monetário Internacional. Essas políticas enxergam os principais serviços públicos oferecidos à população como mercadoria de valor que pode ser melhor processada através da privatização de seus serviços, do corte orçamentário e da  necessidade de se criar parâmetros que servissem para orientar a gestão política. Essas são algumas das estratégias defendidas pelos grupos empresariais contra o Estado do bem-estar social. Entre as argumentações em defesa da mundialização do capital está a articulação da força de trabalho voltada para o mercado. Nessa perspectiva, o papel da educação se reduziria a capacitar os indivíduos para satisfazerem a carência de mão-de-obra especializada para as empresas capitalistas. Outra reivindicação do grupo foi o desejo de que o Estado liberasse as empresas sem vínculo lucrativo para acumularem capital com a educação ( CAVALCANTE, 2007).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
A aula trata do processo de globalização pela qual as sociedades veem passando,  influenciando e modificando diversos grupos e instituições sociais como a família, a escola e a Igreja. Nesse contexto as pessoas reagem de diferentes maneiras ora protestando, ora assimilando, ou acomodando-se ao novo contexto sem questionar e ainda há aqueles que vão para o enfrentamento em prol de maior autonomia e identidade social. Nesse sentido, o alunado estudará os seguintes temas: globalização; sistemas globais; trabalho; produção; estratificação; industrialização; desigualdades; processos sociais (cooperação, acomodação, assimilação, conflito); grupo social; Neoliberalismo; política neoliberal.

OBJETIVOS
Gerais:
a) Compreender como se deu o processo de globalização;
b) Refletir sobre modelos econômicos prontos, em geral transplantado para outros países sem integrar o indivíduo em pé de igualdade;
c) Observar a variedade de formas e contatos sociais pelo qual passa o(s) indivíduo(s) em sua convivência humana;
d) Conhecer os diferentes tipos de processos sociais: cooperação, acomodação, assimilação, competição e conflito como respostas ao processo de globalização.
Específicos:
a) descrever as fases da globalização;
b) questionar a política neoliberal impostas aos países em subdesenvolvimento;
c) desenvolver uma consciência crítica;
d) interagir como sujeito social nos problemas políticos e econômicos com base no princípio democrático.

RECURSOS
O uso derecursos didáticos na sala de aula podem ser compreendidos como “o conjunto de princípios e técnicas que se aplicam ao ensino de qualquer componente curricular, estabelecendo normas gerais para o trabalho docente, a fim de conduzir a aprendizagem” (BRAGA JÚNIOR, [s. d.] p. 8). Nesse sentido, os recursos didáticos necessário para complementar o desenrolar da aprendizagem sobre a globalização se constitue numa importante ferramenta de ensino para a atividade docente. Nesse sentido, pensou-se em utilizar como ferramenta pedagógica a utilização de slides comPower-Point no uso de Transparências, retroprojetor, marcador de slide, xérox do texto (Os sonhos dos Adolescentes).

METODOLOGIA
Inicia-se com a apresentação do texto complementar: Os sonhos dos adolescentes ( https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20111012161907AAkutjy).O professor convida a classe para leitura do texto que será distribuído, pois o mesmo servirá de questões para debate:
1) Será que o autor tem razão? Os jovens só querem um emprego seguro e bem pago, nada mais?
2) O s jovens de hoje têm a capacidade de reagir com vigor às injustiças, à degradação ambiental ou à morte de pessoas cotidianamente, pela violência ou pela falta de assistência médica?
3) Conformismo ou resistência e ação alternativa: qual a bandeira a ser levantada?

Após o término da atividade e alguns comentários sobre o texto, o professor apresenta alguns slides que contrastam diferentes realidades sociais: imagem de crianças no sertão nordestino e outra de crianças num bairro nobre, segue apresentando um condomínio fechado e uma residência numa favela. Noutro slide de um drogado ao lado de um requintado restaurante. Em seguida, um slide com a seguinte reflexão: A globalização é igual para todos? O intuito é fazer com que os alunos percebam que a sociedade industrial e o processo de globalização não elimina as desigualdades entre ricos e pobres e por esse motivo é preciso olhar para as desigualdades sociais para compreender a falência da estrutura familiar, as relações hostis entre vizinhanças, comportamento homofóbico, xenofobia. Que a socialização de uma criança que nasce na periferia é diferente daquela que nasce na parte mais nobre. As escolas podem até apresentar a mesma fachada, com um corpo diretivo, docente, discente, etc., mas a educação é diferenciada. Essas desigualdades promovem diferentes processos de socialização.
O professor então apresenta um slide com o seguinte pensamento de Aristóteles: “o homem é por natureza um animal social”. O que isso quer dizer? Pedir aos alunos que respondam em voz alta as seguintes perguntas: alguém aqui na classe poderia me dizer o nome de:
a) uma regra ou lei global;
 b) um valor moral global;
c) um costume global.

Após anotar as respostas no slide em branco, esclarecer que participando da vida em sociedade, aprendemos regras, valores e costumes por meio da socialização e quanto mais adequada for a socialização em um mundo globalizado, mais sociável o indivíduo poderá se tornar.

AVALIAÇÃO
A avaliação permeia todo o processo do ensino-aprendizagem e em conformidade com os Parâmetros Nacionais Curriculares podem ser de dois tipos: contínua e sistemática. Sua função é a de subsidiar uma intervenção pedagógica que pode ser desde a execução de projetos pedagógicos, gincanas, simulados, trabalhos em grupos e individuais a fim de incentivar os alunos em sua caminhada estudantil, principalmente nos três últimos anos do Ensino Médio. Para fins de aferimento de nota será considerada a participação dos alunos na aula (por meio de questionamentos, atividades, perguntas e respostas) execução de pesquisas, fixação de exercícios e comportamento disciplinar ao ambiente de estudo. Com esse aparato teórico metodológico a Sociologia, como disciplina autônoma, visa a ser um conhecimento que inclui o indivíduo.

Por fim, ainda segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a avaliação será dividida em três etapas principais: a atividade de pesquisa considerando as potencialidades dos alunos; o acompanhamento da aquisição dos conteúdos pela classe que pode ser observado no registro formal dos diários de classe observando se durante o processo de aprendizagem houve avanços significativos. Por último, a aplicação de prova escrita como indicador do grau de aprendizagem da classe e dos diferentes objetivos alcançados (PCN, 2008).






REFERÊNCIAS


BITTENCOURT, João. Sociologia 3. s.n. 2014.

BRAGA JÚNIOR. Amaro X. Manual de projeto integrador 4: O uso de recursos didáticos no ensino da Sociologia no Ensino Médio. [s. l.], [s. n.], [s. d.].

CALLIGARIS, Contardo. Os sonhos dos adolescentes. Folha de São Paulo, 11 Jan. 2007.

CAVALCANTE, Iara A. Aperfeiçoamento permanente de professores: a continuidade descontínua. Maceió: Edufal, 2007.

GIDDES, Anthony; TURNER, Jonathan: Teoria social hoje. São Paulo: Unesp,  1999.

LAKATOS, Eva. M. Sociologia geral. São Paulo: Atlas, 1985.

LEITURA COMPLEMENTAR: RECURSOS DIDÁTICOS. s.l. s. n. s. d.

MANUAL DE PROJETOS INTEGRADORES 4: o uso de recursos didáticos no ensino de sociologia no ensino médio. [versão preliminar].

OLIVEIRA, Luiz. F. COSTA, Cesar. R. Sociologia para jovens do século XXI. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 20213.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Brasília. [s. n.], 2008.

TOMAZZI. Nelson. D. Sociologia para o ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2010.
ANEXO






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