plano de aula capitalismo
INTRODUÇÃO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
RECURSOS
O uso derecursos didáticos na sala de aula podem ser compreendidos como “o conjunto de princípios e técnicas que se aplicam ao ensino de qualquer componente curricular, estabelecendo normas gerais para o trabalho docente, a fim de conduzir a aprendizagem” (BRAGA JÚNIOR, [s. d.] p. 8). Nesse sentido, os recursos didáticos necessário para complementar o desenrolar da aprendizagem sobre a globalização se constitue numa importante ferramenta de ensino para a atividade docente. Nesse sentido, pensou-se em utilizar como ferramenta pedagógica a utilização de slides comPower-Point no uso de Transparências, retroprojetor, marcador de slide, xérox do texto (Os sonhos dos Adolescentes).
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO
BITTENCOURT, João. Sociologia 3. s.n. 2014.
CAVALCANTE, Iara A. Aperfeiçoamento permanente de professores: a continuidade descontínua. Maceió: Edufal, 2007.
GIDDES, Anthony; TURNER, Jonathan: Teoria social hoje. São Paulo: Unesp, 1999.
LAKATOS, Eva. M. Sociologia geral. São Paulo: Atlas, 1985.
LEITURA COMPLEMENTAR: RECURSOS DIDÁTICOS. s.l. s. n. s. d.
MANUAL DE PROJETOS INTEGRADORES 4: o uso de recursos didáticos no ensino de sociologia no ensino médio. [versão preliminar].
OLIVEIRA, Luiz. F. COSTA, Cesar. R. Sociologia para jovens do século XXI. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 20213.
TOMAZZI. Nelson. D. Sociologia para o ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2010.
ANEXO
Essa aula faz uma reflexão sobre a sociedade capitalista de consumo, especificamente na sua forma mais perversa expressa sob a bandeira da globalização e fortemente criticada por Marx e Engels em 1848 (OLIVEIRA; COSTA, 2013). No Brasil, as ideias neoliberais estão avançando desde o governo de FHC e caracterizou-se, principalmente, pela privatização das empresas públicas. Desde a redefinição da política educacional brasileira, a partir da década de 1990, prevaleceram os interesses políticos de orientação neoliberal que já havia sido preconizada em 1970 pelo Banco Mundial e pelo Fundo Monetário Internacional. Essas políticas enxergam os principais serviços públicos oferecidos à população como mercadoria de valor que pode ser melhor processada através da privatização de seus serviços, do corte orçamentário e da necessidade de se criar parâmetros que servissem para orientar a gestão política. Essas são algumas das estratégias defendidas pelos grupos empresariais contra o Estado do bem-estar social. Entre as argumentações em defesa da mundialização do capital está a articulação da força de trabalho voltada para o mercado. Nessa perspectiva, o papel da educação se reduziria a capacitar os indivíduos para satisfazerem a carência de mão-de-obra especializada para as empresas capitalistas. Outra reivindicação do grupo foi o desejo de que o Estado liberasse as empresas sem vínculo lucrativo para acumularem capital com a educação ( CAVALCANTE, 2007).
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
A aula trata do processo de globalização pela qual as sociedades veem passando, influenciando e modificando diversos grupos e instituições sociais como a família, a escola e a Igreja. Nesse contexto as pessoas reagem de diferentes maneiras ora protestando, ora assimilando, ou acomodando-se ao novo contexto sem questionar e ainda há aqueles que vão para o enfrentamento em prol de maior autonomia e identidade social. Nesse sentido, o alunado estudará os seguintes temas: globalização; sistemas globais; trabalho; produção; estratificação; industrialização; desigualdades; processos sociais (cooperação, acomodação, assimilação, conflito); grupo social; Neoliberalismo; política neoliberal.
OBJETIVOS
Gerais:
a) Compreender como se deu o processo de globalização;
b) Refletir sobre modelos econômicos prontos, em geral transplantado para outros países sem integrar o indivíduo em pé de igualdade;
c) Observar a variedade de formas e contatos sociais pelo qual passa o(s) indivíduo(s) em sua convivência humana;
d) Conhecer os diferentes tipos de processos sociais: cooperação, acomodação, assimilação, competição e conflito como respostas ao processo de globalização.
Específicos:
a) descrever as fases da globalização;
b) questionar a política neoliberal impostas aos países em subdesenvolvimento;
c) desenvolver uma consciência crítica;
d) interagir como sujeito social nos problemas políticos e econômicos com base no princípio democrático.
b) questionar a política neoliberal impostas aos países em subdesenvolvimento;
c) desenvolver uma consciência crítica;
d) interagir como sujeito social nos problemas políticos e econômicos com base no princípio democrático.
RECURSOS
O uso derecursos didáticos na sala de aula podem ser compreendidos como “o conjunto de princípios e técnicas que se aplicam ao ensino de qualquer componente curricular, estabelecendo normas gerais para o trabalho docente, a fim de conduzir a aprendizagem” (BRAGA JÚNIOR, [s. d.] p. 8). Nesse sentido, os recursos didáticos necessário para complementar o desenrolar da aprendizagem sobre a globalização se constitue numa importante ferramenta de ensino para a atividade docente. Nesse sentido, pensou-se em utilizar como ferramenta pedagógica a utilização de slides comPower-Point no uso de Transparências, retroprojetor, marcador de slide, xérox do texto (Os sonhos dos Adolescentes).
METODOLOGIA
Inicia-se com a apresentação do texto complementar: Os sonhos dos adolescentes ( https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20111012161907AAkutjy).O professor convida a classe para leitura do texto que será distribuído, pois o mesmo servirá de questões para debate:
1) Será que o autor tem razão? Os jovens só querem um emprego seguro e bem pago, nada mais?
2) O s jovens de hoje têm a capacidade de reagir com vigor às injustiças, à degradação ambiental ou à morte de pessoas cotidianamente, pela violência ou pela falta de assistência médica?
3) Conformismo ou resistência e ação alternativa: qual a bandeira a ser levantada?
Após o término da atividade e alguns comentários sobre o texto, o professor apresenta alguns slides que contrastam diferentes realidades sociais: imagem de crianças no sertão nordestino e outra de crianças num bairro nobre, segue apresentando um condomínio fechado e uma residência numa favela. Noutro slide de um drogado ao lado de um requintado restaurante. Em seguida, um slide com a seguinte reflexão: A globalização é igual para todos? O intuito é fazer com que os alunos percebam que a sociedade industrial e o processo de globalização não elimina as desigualdades entre ricos e pobres e por esse motivo é preciso olhar para as desigualdades sociais para compreender a falência da estrutura familiar, as relações hostis entre vizinhanças, comportamento homofóbico, xenofobia. Que a socialização de uma criança que nasce na periferia é diferente daquela que nasce na parte mais nobre. As escolas podem até apresentar a mesma fachada, com um corpo diretivo, docente, discente, etc., mas a educação é diferenciada. Essas desigualdades promovem diferentes processos de socialização.
O professor então apresenta um slide com o seguinte pensamento de Aristóteles: “o homem é por natureza um animal social”. O que isso quer dizer? Pedir aos alunos que respondam em voz alta as seguintes perguntas: alguém aqui na classe poderia me dizer o nome de:
a) uma regra ou lei global;
b) um valor moral global;
c) um costume global.
Após anotar as respostas no slide em branco, esclarecer que participando da vida em sociedade, aprendemos regras, valores e costumes por meio da socialização e quanto mais adequada for a socialização em um mundo globalizado, mais sociável o indivíduo poderá se tornar.
1) Será que o autor tem razão? Os jovens só querem um emprego seguro e bem pago, nada mais?
2) O s jovens de hoje têm a capacidade de reagir com vigor às injustiças, à degradação ambiental ou à morte de pessoas cotidianamente, pela violência ou pela falta de assistência médica?
3) Conformismo ou resistência e ação alternativa: qual a bandeira a ser levantada?
Após o término da atividade e alguns comentários sobre o texto, o professor apresenta alguns slides que contrastam diferentes realidades sociais: imagem de crianças no sertão nordestino e outra de crianças num bairro nobre, segue apresentando um condomínio fechado e uma residência numa favela. Noutro slide de um drogado ao lado de um requintado restaurante. Em seguida, um slide com a seguinte reflexão: A globalização é igual para todos? O intuito é fazer com que os alunos percebam que a sociedade industrial e o processo de globalização não elimina as desigualdades entre ricos e pobres e por esse motivo é preciso olhar para as desigualdades sociais para compreender a falência da estrutura familiar, as relações hostis entre vizinhanças, comportamento homofóbico, xenofobia. Que a socialização de uma criança que nasce na periferia é diferente daquela que nasce na parte mais nobre. As escolas podem até apresentar a mesma fachada, com um corpo diretivo, docente, discente, etc., mas a educação é diferenciada. Essas desigualdades promovem diferentes processos de socialização.
O professor então apresenta um slide com o seguinte pensamento de Aristóteles: “o homem é por natureza um animal social”. O que isso quer dizer? Pedir aos alunos que respondam em voz alta as seguintes perguntas: alguém aqui na classe poderia me dizer o nome de:
a) uma regra ou lei global;
b) um valor moral global;
c) um costume global.
Após anotar as respostas no slide em branco, esclarecer que participando da vida em sociedade, aprendemos regras, valores e costumes por meio da socialização e quanto mais adequada for a socialização em um mundo globalizado, mais sociável o indivíduo poderá se tornar.
AVALIAÇÃO
A avaliação permeia todo o processo do ensino-aprendizagem e em conformidade com os Parâmetros Nacionais Curriculares podem ser de dois tipos: contínua e sistemática. Sua função é a de subsidiar uma intervenção pedagógica que pode ser desde a execução de projetos pedagógicos, gincanas, simulados, trabalhos em grupos e individuais a fim de incentivar os alunos em sua caminhada estudantil, principalmente nos três últimos anos do Ensino Médio. Para fins de aferimento de nota será considerada a participação dos alunos na aula (por meio de questionamentos, atividades, perguntas e respostas) execução de pesquisas, fixação de exercícios e comportamento disciplinar ao ambiente de estudo. Com esse aparato teórico metodológico a Sociologia, como disciplina autônoma, visa a ser um conhecimento que inclui o indivíduo.
Por fim, ainda segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a avaliação será dividida em três etapas principais: a atividade de pesquisa considerando as potencialidades dos alunos; o acompanhamento da aquisição dos conteúdos pela classe que pode ser observado no registro formal dos diários de classe observando se durante o processo de aprendizagem houve avanços significativos. Por último, a aplicação de prova escrita como indicador do grau de aprendizagem da classe e dos diferentes objetivos alcançados (PCN, 2008).
Por fim, ainda segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a avaliação será dividida em três etapas principais: a atividade de pesquisa considerando as potencialidades dos alunos; o acompanhamento da aquisição dos conteúdos pela classe que pode ser observado no registro formal dos diários de classe observando se durante o processo de aprendizagem houve avanços significativos. Por último, a aplicação de prova escrita como indicador do grau de aprendizagem da classe e dos diferentes objetivos alcançados (PCN, 2008).
REFERÊNCIAS
BITTENCOURT, João. Sociologia 3. s.n. 2014.
BRAGA JÚNIOR. Amaro X. Manual de projeto integrador 4: O uso de recursos didáticos no ensino da Sociologia no Ensino Médio. [s. l.], [s. n.], [s. d.].
CALLIGARIS, Contardo. Os sonhos dos adolescentes. Folha de São Paulo, 11 Jan. 2007.
CAVALCANTE, Iara A. Aperfeiçoamento permanente de professores: a continuidade descontínua. Maceió: Edufal, 2007.
GIDDES, Anthony; TURNER, Jonathan: Teoria social hoje. São Paulo: Unesp, 1999.
LAKATOS, Eva. M. Sociologia geral. São Paulo: Atlas, 1985.
LEITURA COMPLEMENTAR: RECURSOS DIDÁTICOS. s.l. s. n. s. d.
MANUAL DE PROJETOS INTEGRADORES 4: o uso de recursos didáticos no ensino de sociologia no ensino médio. [versão preliminar].
OLIVEIRA, Luiz. F. COSTA, Cesar. R. Sociologia para jovens do século XXI. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 20213.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Brasília. [s. n.], 2008.
TOMAZZI. Nelson. D. Sociologia para o ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2010.
ANEXO
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