Plano de aula Instituições sociais

Este trabalho focaliza uma análise das principais instituições sociais existentes na maioria das sociedades humanas. Compreende uma oportunidade de discussão sobre o papel dessas instituições na sociedade, os conceito e características que identificam e as diferenciam das associações, organizações sociais mais especializadas e menos universais (LAKATOS, 1995).

 É sabido o quanto as instituições sociais são importantes para o indivíduo e a sociedade de modo geral, no entanto um olhar sobre as funções que estas instituições exercem na sociedade permite uma análise crítica de sua adaptabilidade nos diferentes contextos sociais. Estudar-se-á algumas variações, com a intenção de compreender os ajustamentos no enfrentamento das peculiaridades culturais. Assim, a família, a religião e outras instituições do Estado serão analisadas como forças atuantes na sociedade e sua influência sobre a comunidade.

 Por tratar-se do Ensino médio regular, objetivou-se por desenvolver um trabalho de pesquisa bibliográfica, por meio de fontes diversas como livros, jornais, revistas, periódicos, internet, etc. Através da ilustração de figuras, desenhos ou fotografias das instituições sociais os alunos serão incentivados a expor seus trabalhos em um blog (criado com esse intuito) da disciplina, por entender que este seja atualmente o meio de maior alcance de público e também pelo recorrente uso de mídias na educação. O trabalho destina-se aos alunos do primeiro ano da Escola Estadual Benedita de Castro Lima, situado no bairro do Clima Bom, rua Santa Rita, s/n. Para que nossa proposta se torne exequível, serão necessários três aulas de 60 minutos.




JUSTIFICATIVA

 O estudo sobre as instituições sociais, bem como as relações entre indivíduos e sociedade, justifica-se pela preocupação que muitos autores clássicos da sociologia como Karl Marx, Émile Durkheim, Max Weber, Nobert Elias, Pierre Bourdieu entre outros, dedicaram especial atenção a essas questões. Diferentes perspectivas adotadas por esses autores tentam analisar o processo de como se organizou a sociedade em volta de um poder centralizado e centralizador e como os indivíduos desse sociedade passaram a se relacionar consigo mesmo e com os outros (TOMAZZI, 2010).

 A importância de se estudar as instituições sociais é assinalada por McCarthy (2006), como uma maneira de perceber os elementos que compõem a estrutura social. A análise dessa estrutura, permite examinar os relacionamentos sociais previsíveis a partir de cinco elementos: o status, o papel social, os grupos e redes sociais e ainda as instituições sociais. Pela exiguidade do tempo e natureza do trabalho, propõem-se um recorte temático de analisar somente as instituições sociais – que compõe um dos elementos da estrutura social. A autora define as instituições sociais como: “padrões organizados de crenças e comportamentos centrados em necessidades sociais básicas, tais como substituir pessoas (a família) e preservar a ordem (o governo) (MCCARTHY, 2006: 114)”.

 Essa proposta se propõe a desenvolver uma análise sobre as principais instituições sociais, observando os objetivos e finalidades da escola, ao passo que se liga ao Projeto Político Pedagógico  que entre outras finalidades estabelece que o Ensino Médio deve consolidar os conhecimentos entre os diferentes níveis de ensino e dar continuidade ao saber construído no Ensino fundamental, desde a preparação básica do indivíduo para a cidadania, passando pelo seu aprimoramento ético e desenvolvimento do pensamento crítico. A preparação básica de que fala essa proposta curricular, compreende a ampliação de suas habilidades em lhe dar com situações do cotidiano como o domínio da leitura e escrita, a realização de cálculos, compreensão do ambiente natural e organização social.


PROBLEMATIZAÇÃO

 É preciso desnaturalizar a ideia de que as instituições sociais são organizações estáticas e acabadas, instigando os alunos a formularem uma visão crítica e participante, e não perceber a realidade como um ente metafísico que desde muito tempo está em pleno desenvolvimento. Muitas vezes as instituições são compreendidas como algo que está de fora do indivíduo Para Guareschi (2010), a sociedade impõe os padrões de conduta, nesse sentido, as instituições sociais configuram o poder por meio do controle social ou individual. A instituição exerce seu poder sobre o indivíduo e a sociedade por uma ideia de que a ação de uma instituição, isto é, o modo como ela operacionaliza o social, foge do controle dos indivíduos, pois ela é anterior a seu nascimento e continuará viva e atuante após sua morte.

Objetivo Geral
 Compreender as instituições sociais como parte integrante da estrutura social e fundamento de toda organização em sociedade, contribuindo, desse modo, na articulação de uma análise crítica sobre as instituições sociais de Alagoas.

Objetivos específicos
a) reconhecer uma instituição social e determinar o status social que os indivíduos ocupam nas instituições pesquisadas;
b) Identificar as diferenças entre instituição social e grupos sociais descrevendo de que maneira os diferentes papeis sociais afetam as relações com as pessoas;
c) Conhecer a função social desempenhada pelas seguintes instituições: a família, a igreja, o Estado, a empresa e a educação e ainda definir cada uma delas;
d) Produzir um texto descrevendo a importância do bom funcionamento das instituições sociais para a sociedade.



CRONOGRAMA

Aula 01:  Oque é uma Instituição social?
 Na sala de aula os alunos serão questionados sobre o que sabem das instituições sociais de seu bairro, sua cidade ou estado. Apresenta-se um conceito do próprio livro didático do aluno e a sala é dividida em subgrupos de pesquisa. Cada grupo trabalhará com um tema específico: família, igreja, Estado, empresa e escola. De posse do tema, será proposto, dialogicamente, que os alunos façam uma pesquisa na internet sobre informações das principais instituições sociais.

TIPOS DE FAMÍLIA
 Ilustração : Família extensa




 A família extensa também é conhecida como família ampliada. Recebe esse nome porque os indivíduos que formam esse tipo de família não se resumem aos pais e filhos, mas estende-se aos cunhados, irmãos, primos, tios, avós e em alguns casos, bisavós.

 Ilustração : Família composta





A família composta é a família formada pela união de um conjunto de cônjuges, cujos filhos são frutos de uma relação poligâmica. Nesse tipo de família, a poligamia ocorre em duas modalidades: a poliginia e a poliandria.
 Ilustração : Família conjugada-fraterna








 Ilustração : Família fastasma












TIPOS DE RELIGIÃO

 Ilustração : Hinduísmo





 Ilustração : Confucionismo







 Ilustração : Judaísmo









 








 Ilustração : Islamismo







FORMAS DE GOVERNO

 Ilustração : Monarquia





 Ilustração : Oligarquia






 Ilustração : Gerontocracia





 Ilustração : democracia





 Ilustração : República






 Ilustração : Teocracia




 Ilustração : Ditadura








TIPOS DE EMPRESA

 Ilustração : Agricultura







 Ilustração : Indústria








 Ilustração : Construção civil

 Ilustração : Comércio






 Ilustração : Comunicação






Aula 02: Estrutura de uma Instituição social.
 Levar os alunos ao laboratório de informática, para agilizarem as postagens sobre as instituições sociais a fim de responderem as seguintes questões: 1) Quais as atitudes e comportamentos que caracterizam a instituição família, igreja, Estado, empresa e escola? 2) Quais os símbolos culturais que caracterizam a instituição família, igreja, Estado, empresa e escola?  3) Quais os traços culturais arquitetônicos da instituição família, igreja, Estado, empresa e escola? 4) Quais os fundamentos legais e teóricos da instituição família, igreja, Estado, empresa e escola?

Aula 03: Seminário de apresentação.
 Para finalizarmos essa breve explanação sobre as instituições sociais, os alunos serão reunidos no auditório da escola para realização de um seminário. Esse momento, oportuna que sejam socializados os trabalhos das equipes através de mídias como por exemplo a utilização do data show, apresentando os textos produzidos, as ilustrações, o próprio blog e aproveitar o momento para discutir o que esse tipo de atividade contribuiu para uma melhor compreensão sobre as instituições sociais.






AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

 A avaliação será contínua, através da participação em todas as etapas das atividades, culminando com a criação do blog e exposição das pesquisas no seminário. Observar-se-á durante as divisões de tarefas (discussão do tema + criação do blog + produção de texto + ilustração + apresentação da equipe), se houve apropriação dos conteúdos estudados e se o trabalho em equipe teve a participação de todos.

 Família Igreja Estado Empresa Escola
Discussão do tema 2 2 2 2 2
Criação do Blog 2 2 2 2 2
Produção textual 2 2 2 2 2
Ilustração 2
 2 2 2 2
Apresentação 2 2
 2 2 2
Total do score 10 10
 10 10 10























REFERÊNCIAS



GUARESCHI. Pedrinho. Representações sociais em movimento: psicologia do ativismo político. Porto Alegre: Edipuc, 2010.

LAKATOS, Eva. M. Sociologia geral. São Paulo: Atlas, 1985.

MACCARTHY, N. K. Sociologia. São Paulo: Artmed, 2006.

MARCELINO, Maria. F. C. Conceitos e tipos de família. Disponível em http://www.ebah.com.br/content/ABAAABQjwAD/conceitos-tipos-familia. Acesso em 07/ 09/ 14.

PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR PARA 2011. Objetivos. s.l. s. n. s.d.

SILVA, Damtom G. P. Da criança e do adolescente. Disponível em http://www2.mp.pr.gov.br/cpca/telas/ca_igualdade_38_11_3.php. Acesso em 07/09/14.

TOMAZZI. Nelson. D. Sociologia para o ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2010.

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