Recurso analógico na sala de aula



 Apesar da diversidade de recursos didáticos existentes no campo do ensino, na maioria das vezes impera o recurso didático analógico. Essa predominância se deve ao fato de que o recurso analógico é um tipo de intervenção pedagógica geralmente disponível nos ambientes escolares, tem um baixo custo em relação aos recursos eletrônicos ou informatizados, sua utilização e importância também é reforçada nos cursos de capacitação e treinamento, tanto que nos cursos de formação para professores no nível de graduação e de formação continuada há uma prevalência no trato desse recurso (PARENTE; VALLE; MATOS, 2004).

 O recurso analógico caracteriza-se por ser de baixo custo e por se apresentar como instrumentos de rápido manuseio e domínio por parte do professor. Em geral o recurso analógico é bem conhecido entre os estudantes devendo sua utilização ser dinâmica e até combinada com outros recursos para prender a atenção e despertar o interesse pelo aprendizado (O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO)

 É preciso lembrar que a utilização de qualquer recurso didático, inclusive o analógico, precisa estar comprometido em potencializar o ideal de aprendizado, seja na linguagem (escrita ou falada), seja nos números, mas sobretudo ajudar os alunos na interpretação de situações problemas sobre ética, valores, política e cidadania. Nesse sentido, a disponibilização dos recursos pela escola é a garantia de saídas pedagógicas não tradicionais, diferenciada pela transformação e produção nas relações aula/conteúdo e professor/aluno. Isso faz com que o aluno perceba que a realidade em que  está inserida concebe uma relação direta com a aprendizagem, que a escola é um prolongamento, uma extensão da vida lá fora.(ALMEIDA;FREITAS, 2013)

Muitas propostas educacionais sugerem o uso de diferentes recursos didáticos e não apenas um. Reconhecida a diversidade de recursos disponíveis o professor deve utilizá-lo com cautela, pois aplicá-lo sem observar suas especificidades pode não se atingir os objetivos pretendidos. Neste caso, cabe ao professor utilizar apropriadamente o recurso de acordo com a necessidade de sua sala de aula e de seus alunos. Preparar os recursos didáticos em conformidade com a série atento a faixa etária, a diversidade da classe e o tempo necessário a fim de obter uma resposta esperada que justifique seu uso (BANDEIRA, 2009).






REFERÊNCIAS



ALMEIDA, Marcus. G.; FREITAS, Maria. C. D. Virtualização das relações: um desafio da gestão escolar. Rio de Janeiro: Brasport, 2013.


BANDEIRA, Denise. Materiais Didáticos. Curitiba: IESDE, 2009.


PARENTE, Cláudia. M. D.;VALLE, Luíza. E. L. R.; MATOS, Maria. J. V. M. A formação de professores e seus desafios frente às mudanças sociais, políticas e tecnológicas [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2015.


O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. [s. l., s. n., s. d.]. [ livro-texto., versão preliminar]

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