LEITURA DURKHEIM E AS FORMAS ELEMENTARES DA VIDA RELIGIOSA

 

Palavras-chave/  Descritores: Durkheim; primitivo; Totemismo; Totem

    Analisa a religião como fenômeno social baseado suas análises nas tribos aborígenes australianas. Tem como objetivo a elaboração de uma Teoria Geral da Religião considerando o Totemismo a forma mais antiga de vida religiosa. Esclarece ser possível encontrar a essência da vida religiosa. Descreve, analisa e interpreta a religião como fenômeno social. Na divisão da realidade em dois mundos (sagrado e profano) está a origem da religião. A religião é considerada pelo autor, como um sistema solidário capaz de unir pessoas em torno de um objetivo comum e partilhando a mesma visão de mundo. A religião passa a ser determinante sobre comportamentos, vestimenta, alimentação, sentimentos, estabilidade com a ordem social ou sua ruptura. 

    Para isso, existem elementos constitutivos que garantem sua legitimidade como as crenças, os rituais, o sobrenatural, no entanto para Durkheim tudo não passa de projeção (amor/medo) do homem sobre a sociedade que o cerca. Supera o debate sobre a existência de religiões “verdadeiras” e religiões “falsas”, vendo nelas uma forma de organização da vida social vendo nelas um complexo simbolismo com a sociedade. Analisa a religião a partir de conceitos sobre clã e totem e refuta a ideia segundo a qual o culto aos ancestrais originou o Totemismo. Destaca os símbolos e os ritos como uma maneira de interpretar a vida coletiva, estruturação das relações do homem com o mundo. Observa nos ritos uma forma de organização da vida coletiva que concede ao mesmo tempo autoridade, segurança e identidade ao grupo. 

    A repetição ritual consolida as gerações lhe conferindo legitimidade. Em vários aspectos da vida social Durkheim a associava ao pensamento religioso, inclusive o pensamento científico. Imagens, símbolos, ritos, ideias, forças misteriosas, o sobrenatural entre outras provém da sociedade e não fora dela. As transformações que a religião sofre no decorrer do tempo através de processos sociais não a extinguirá. Diferencia as disciplinas morais das religiões atuais da coesão cosmológica do pensamento primitivo.



 Fonte

 (http://ava.ead.ufal.br/pluginfile.php/192488/mod_resource/content/1/05-b.pdf. Acesso em 21 de Fev. De 2017)

 


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ressurreição, reencarnação, ancestralidade e o nada

Durkheim - a religião é um fato social

Antropologia Interpretativa