Sociedade secreta Thule

Fundação
A sociedade secreta Thule era formada por um grupo de pessoas de origem alemã, radicais nacionalistas interessado em ocultismo e que em 1918 foi fundada por Rudolf Von Sebottendorf. O nome Thule é de origem dos povos nórdicos com base em relatos míticos da existência de uma suposta Terra localizada nas proximidades da Groelândia. 

    A hipótese de seus fundadores é de que nessa região teria existido um povo superior aos demais. Mas, superior em quê? Em inteligência, força ou desenvolvimento? As fontes se resumem a afirmar que se tratava da civilização ariana (MOREIRA; ELIAS, 2011).

    A relação entre política e religião é bem antiga, há exemplos de envolvimento por toda parte. Durante a Segunda Guerra Mundial se cogitou que as ideias extremistas de Adolf Hitler com a ideologia nazista tiveram inspiração religiosa. Os ritos cívicos que o ditador nazista exibia lembrava em muito a coesão das religiões em torno de senso comum. O nazismo alemão estaria fundamentado na doutrina de uma antiga sociedade secreta da qual o próprio Hitler teria incorporado ideias religiosas de “pureza” racial para legitimar o Nazismo. A sociedade secreta, conhecida como Thule, cujo lema era: Lembra-te que tu és alemão, mantenha o teu sangue puro! - teria inspirado o genocídio de milhões de judeus. A influência dessa sociedade pode ser verificada na utilização do seu símbolo religioso, a suástica, pelo Terceiro Reich (SOCIEDADES SECRETAS, 2016).

            Para Hither, diante dos outros povos os alemães eram a melhor espécie humana. Porque eram os únicos do ramo indo-europeu que não havia se miscigenado com diferentes povos. A mistura entre os povos teria contribuído para perda da caraterística inicial de raça pura e como os alemães descendiam dos povos arianos, Hither proclamava sua superioridade (Abril Cultural, 1969).

 

 


 

 

Entre historiadores e acadêmicos há um consenso de que Hitler defendia uma ideologia anticristã e anticlericalista, mesmo tendo Hitler afirmado em campanhas que era contra o ateísmo, o extermínio de judeus em seu governo contraria o discurso. Para esses pesquisadores, Hitler desejava implantar uma ideologia que substituísse o Cristianismo na Alemanha. A definição deste projeto ficou conhecido como religião política (Shakey (2018), apud Wikipédia).

 


REFERÊNCIAS



ABRIL CULTURAL LTDAConhecer. São Paulo SAIB, 1969 [Vol. IX].


MOREIRA, Júlia; ELIAS, Rodrigo. O sucesso do meu segredo. IN: História da Biblioteca Nacional. [Revista de História, ano 6, nº 69, Jun. 2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ressurreição, reencarnação, ancestralidade e o nada

Durkheim - a religião é um fato social

Antropologia Interpretativa