8 ano matriz religiosa ocidental

 

LEITURA E REFLEXÃO



A cultura ocidental é o conjunto da Filosofia Grega, do Direito Romano e da Religião Católica. Esses 3 pilares baseiam o modo de pensar e, consequentemente, de agir das pessoas educadas no hemisfério ocidental. Embora seja constantemente atacada, a cultura ocidental trouxe contribuições históricas essenciais para a vida que se tem hoje. Os três pilares citados que a compõem influenciam a vida de todos, mesmo ateus ou filósofos modernos, que são os grupos que mais a rejeitam.

A cultura ocidental é um tipo de civilização e cosmovisão formada na Europa a partir da junção da Filosofia Grega e sua cultura artística, literária e poética; do Direito Romano com seu sistema de organização jurídica e ética governamental e dos princípios espirituais da Religião Católica, especialmente sua doutrina sobre a transcendência, caridade e respeito a dignidade humana. Esses fatores formam a visão de mundo e orientam as ações dos indivíduos que foram criados no hemisfério Ocidental.

A Filosofia grega trouxe uma nova compreensão da vida. Criou a ideia de que há uma ordem inteligível em toda a realidade e cada indivíduo tem a capacidade de compreendê-la. Antes de Sócrates começar a busca da Verdade e ensinar que esta é uma tarefa individual de cada ser humano, as pessoas não agiam assim. No pensamento antigo, não existia a noção de indivíduo. O mundo era avaliado pelo prisma dos povos, das nações. Tais civilizações se enxergavam como parte do cosmos, e se algo não ia bem, era necessário um ritual feito pela nação que se fazia a fim de reparar o mal. Os elementos da natureza eram deuses com vontade própria, sob cujos desígnios arbitrários e secretos as pessoas estavam presas. Os mortais deviam apenas aceitar a vontade do Olimpo, sofrendo terríveis consequências se fizessem o contrário, como o caso de Prometeu.

Segundo o historiador Thomas Woods, a cultura ocidental se formou de forma orgânica pela união da Filosofia grega, do Direito Romano e do Cristianismo através da Igreja Católica. Com uma parcela da cultura dos povos bárbaros. Após o Império Romano haver cessado as perseguições à Igreja, ela terminou o processo de assimilação dos outros dois fatores. A filosofia grega já buscava o logos (λόγος), a razão da existência, e foi justamente com esse nome que Jesus foi nomeado pelo seu apóstolo São João.



Marque com um (x) a alternativa correta:

  1. Quais são as 4 principais religiões ocidentais?

a) Judaísmo-Cristianismo-Islamismo-Espiritismo

b) Judaísmo-Cristianismo-Islamismo

c) Judaísmo-Cristianismo

d) apenas o Judaísmo



  1. Qual é o conceito de Deus na cultura ocidental?

a) apenas onisciente

b) apenas onipresente

c) onisciente- onipresente

d) onipotente-onisciente- onipresente



  1. Assinale uma característica do Deus Ocidental:

a) politeísmo

b) monoteísmo

c) totemismo

d) fanatismo



4. Qual é a visão de História para as religiões ocidentais?

a) circular

b) linear (início-meio-fim)

c) horizontal

d) vertical



  1. Foi fundado por Abraão no século XVIII a.C. A religião se desenvolveu com a civilização hebraica, através de Moisés, Davi e Salomão. Na visão judaica, Deus é o criador do universo e quem influencia a sociedade humana. De qual religião Ocidental estamos falando?

a) Cristianismo

b) Testemunhas de Jeová

c) Mórmons

d) Perenismo



RESPONDA

6. O que é uma visão linear da história?

7. Qual a importância da religião na vida das pessoas?

8. Aponte as razões que você considera o motivo que vem afastando a juventude das organizações religiosas?

9. Por que devemos buscar o bem e evitar o mal independentemente da profissão de fé?

10. Como o brasileiro vivencia sua religiosidade, sua fé?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ressurreição, reencarnação, ancestralidade e o nada

Durkheim - a religião é um fato social

Antropologia Interpretativa