8 anos Religião e mídia IV
Ensino religioso Religião usa web como aliada para conectar fiéisMovimentos religiosos encontram na internet uma aliada natural para lançar ao mundo correntes de fé e pensamentos positivos
As redes sociais também têm se mostrado grandes aliadas das religiões se a intenção é arrebanhar seguidores e fiéis. Até 2012 — ainda não há levantamento mais recente —, as páginas religiosas eram campeãs absolutas em engajamento no Facebook, segundo o blog AllFacebook.com, especializado em esmiuçar tudo o que se passa na rede social. Na última listagem, a página Jesus Daily aparecia com 11.419.977 seguidores e mais de 5 milhões de citações. Quase dois anos depois, a mesma página já conta com mais de 25 milhões de seguidores. O segundo, o terceiro e o quarto lugares do ranking também ficaram com páginas de conteúdo religioso: a página de língua espanhola Dios Es Bueno, a The Bible e a Joyce Meyer Ministries, pertencente a uma pastora norte-americana. O cantor Justin Bieber, por exemplo, que coleciona milhões de fãs adolescentes pelo mundo, aparecia apenas na 14ª posição.
Embora algumas práticas virtuais possam causar algum estranhamento — pagar uma promessa por meio de um boleto gerado pela internet, por xemplo —, o próprio Vaticano tem dado espaço para que os católicos usem a internet a favor da religião. Em outubro passado, Dom Paul Tighe, secretário do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, chegou a dizer que a Igreja usa as redes sociais para levar a mensagem de Deus diariamente aos povos e que os cristãos devem continuar com o que ele chamou de "evangelização digital", e aproveitou ainda para citar o papa Francisco, dizendo que os "cristãos devem estar nas redes sociais, participando de conversas, sem medo, e interagindo com todas as pessoas".
O
próprio pontífice mantém três contas no microblog Twitter —
uma em inglês, uma em espanhol e uma em português —, em que
posta diariamente mensagens aos fiéis. A com maior número de
seguidores é a de língua espanhola (@Pontifex_es), com 4.522.480
seguidores. Além disso, o Vaticano está no Instagram, rede
social de compartilhamento de imagens. A conta (@newsva) foi
criada em outubro passado e já tem 16 mil seguidores. Na época,
o encarregado pelo perfil, José Miguel Chevarría, disse que as
fotos postadas na conta não se limitam às registradas por
fotógrafos profissionais. "Procuramos algo improvisado, mas
espontâneo, fotos particulares que comuniquem por si mesmas. O
objetivo é difundir a mensagem salvadora de Cristo através da
imagem do papa, e qual é a melhor maneira que seu exemplo
pessoal?", postou.
"Não
conheço vocês, mas acompanhei um pouco no anonimato o que
passaram. Parabéns pela forma como encararam tudo. É admirável
ver uma história de amor e dedicação como essa (…) Muito
obrigado por fortalecer a minha fé. A perda é triste. Mas a
forma intensa como viveram torna a experiência em vida de vocês
especial. Parabéns. Isso é viver com intensidade. Que Deus os
abençoe."
PARE PRA PENSAR
|
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário, sua mensagem é muito importante para nós.