Evolucionismo x Criacionismo

 

Leia o texto e depois responda:




O Criacionismo é uma teoria baseada em argumentos religiosos, especialmente cristãos, que busca explicar o surgimento da vida na Terra (e todo o Universo, de forma geral), a partir da atividade de criação de Deus, visto como um ser onipresente, bom e onisciente. A principal fonte para o desenvolvimento dos argumentos criacionistas são os livros sagrados das três religiões monoteístas: a Bíblia cristã, a Torá judaica e o Corão islâmico, sendo o livro bíblico do Gênesis o mais importante para a afirmação desse processo de criação. De acordo com os criacionistas, o mundo possui cerca de alguns milhares de anos. Deus teria feito sua intervenção para criar a Terra em seis dias, intervindo diretamente para o desenvolvimento das formas de vida, dando origem a cada uma delas a partir do zero, sem se utilizar de formas de vida extintas para criar novas. Cabe ressaltar que outras religiões politeístas, como o Hinduísmo, também acreditam em relatos criacionistas, mas possuem discursos muito diversificados sobre o mito de criação do mundo.



O Evolucionismo, por sua vez, é uma teoria criada por Charles Darwin (especialmente em sua obra “A Origem das Espécies”, publicada em 1859), tendo como base principal o conceito de seleção natural, que afirma que todos os seres vivos surgiram a partir de uma mistura de compostos orgânicos, conhecida como “sopa primordial”, transformando-se e adaptando-se às necessidades do ambiente, em um processo conhecido como evolução. De acordo com essa teoria, a vida na Terra teve origem a partir de um ancestral comum – seja os vegetais, os insetos ou o homem, sendo apoiada por uma série de evidências científicas, o que faz com que ela seja aceita como uma hipótese comprovada pela ciência.





Em cada uma das questões marque um (x) na resposta correta:



1. Qual teoria domina o mundo moderno e busca explicar como surgiu o mundo e os seres vivos descartando a participação de uma divindade?

a) Criacinismo

b) Criacionismo

c) Evolucionismo

d) Perenismo

2. O evolucionismo recorre aos fósseis para tentar provar seus argumentos como verdadeiros e irrefutáveis. Em fevereiro de 1922, Harold Cook escreveu para o Dr. Henry Osborn para informá-lo do dente que ele tinha na sua posse por algum tempo. Osborn recebeu a amostra em Março de 1922, e rapidamente partiu para identificá-lo. Osborn, juntamente com o Dr. William D. Mateus logo chegou à conclusão de que o dente pertencia a um símio antropóide. Em seguida, eles passaram o dente junto a William K. Gregory e Dr. Milo Hellman, que concordaram que o dente pertencia a um símio antropóide mais estreitamente relacionados aos seres humanos do que outros primatas. Apenas alguns meses mais tarde, um artigo foi publicado na Science anunciando a descoberta de um "macaco humanoide" na América do Norte. A descoberta descrita pelos evolucionistas se refere a:

a) uma fraude

b) uma descoberta cientificamente comprovada

c) uma prova de que humanos descenderam de símios

d) uma verdade irrefutável

3. De acordo com uma dada teoria que refuta o evolucionismo, o animal com o pé mais parecido com o pé humano é o do urso e não do macaco; o animal que tem as vísceras mais próximas do humano é o porco; já o cérebro mais semelhante ao do humano não é o do macaco, mas do golfinho; o animal que possui a lágrima mais parecida do ser humano é a galinha. De qual teoria estamos falando?

a) Evolucionismo

b) Criacionismo

c) molecular

d) irracional

4.  De acordo com essa teoria, os seres vivos seriam muito complexos para terem surgido por processos naturais. A natureza teria um arquiteto inteligente, que teria sido responsável pelo surgimento da vida. O olho, o flagelo bacteriano e a informação contida no DNA são exemplos citados de estruturas tão complexas, que não poderiam ter se originado pela seleção natural. Seriam exemplos de “complexidade irredutível”, no sentido em que a ausência de qualquer um de seus componentes tornaria a estrutura não funcional. O nome dessa teoria é:

a) Evolucionismo

b) Darwinismo

c) Design Inteligente

d) Criacionismo

5. Conhecido como o “pai do big-bang” explicava que o universo nasceu por meio de um átomo que explodiu em uma contínua expansão de raios cósmicos. Afirmava que a teoria do universo 'estático' era bastante aceita antes da descoberta sobre o universo em expansão. O texto se refere ao:

a) padre Georges Lemaître

b) físico Albert Einstein

c) monges do Tibet

d) cosmólogo Stephen Hawking


Responda:

6. Em qual teoria sobre a origem do universo você concorda que seja mais próxima da realidade?

7. Aponte uma diferença entre Evolucionismo e Criacionismo.

8. Pode haver alguma concordância entre Evolucionismo e Criacionismo? Justifique.

9. Na sua opinião as teorias sobre a origem da vida podem ajudar o homem a minimizar os impactos causados pela destruição do nosso planeta? Por quê?

10. De que maneira o ser humano está destruindo a vida no planeta?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ressurreição, reencarnação, ancestralidade e o nada

Durkheim - a religião é um fato social

Antropologia Interpretativa