7 ano Ritos

 

Os rituais normalmente envolvem uma forma específica de ser realizada, que se repete ano após ano e que implica um certo nível de cerimonialidade, ou seja, geralmente são solenes, formais e dirigidos por uma figura hierárquica, como um sacerdote, um líder. político ou social, e assim por diante. Esses tipos de atividades são comuns a todas as sociedades humanas e são uma das características que as distinguem dos animais.

A origem dos rituais, portanto, é ancestral, e provavelmente estava ligada a cerimônias de iniciação ou ritos de fertilidade, que buscavam reproduzir na cultura humana o eterno circuito das estações e ciclos da natureza . Na verdade, rituais e mitos são dois dos componentes fundamentais de todas as formas conhecidas de religião .

No entanto, os rituais não são apenas uma coisa do passado. Numerosas formas de comportamento ritual continuam a ocorrer na sociedade contemporânea. Alguns são herdados de tempos passados ​​e tradições antigas, e outros são típicos da complexa teia de significados da civilização moderna: cerimônias esportivas, ritos religiosos, tradições políticas, podem ser exemplos disso.

1. Observe a imagem e marque com um (x) a alternativa que representa a cena.



a) representa uma pintura rupestre

b) representa deuses criando o homem

c) representa um professor


2. O que significavam essas imagens feitas em cavernas?

a) coragem do homem

b) alegria do homem

c) caça-ritual


3. Assinale aquela que não é uma característica dos ritos:

a) repetição minuciosa e perfeita

b) desprezar as coisas sagradas

c) rememorar a ação dos deuses


4. É uma cerimônia que liga uma pessoa a determinada religião. A cerimônia pode ser por imersão ou aspersão e geralmente o iniciado recebe um nome e deverá obedecer os preceitos dessa religião em sua vida. De qual rito religioso estamos falando?

a) casamento

b) aniversário

c) batismo


5. De acordo com a imagem abaixo indique que tipo de rito é esse:


a) rito propiciatório

b) rito divinatório

c) rito de mistério





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ressurreição, reencarnação, ancestralidade e o nada

Durkheim - a religião é um fato social

Antropologia Interpretativa