Tema Transversal: Para pensar a sustentabilidade

 

"A relação dos seres humanos com a natureza e o universo era distinta no passado. predominavam a percepção de que as pessoas são parte da natureza e a noção de que a razão humana constitui apenas uma expressão da racionalidade universal. como analisou o historiador da ciência estado- -unidense morris berman (1944-), antes da revolução científica, ocorrida a partir do século XVI, as pessoas viviam em um “mundo encantado”, onde pedras, árvores e rios eram vistos como portadores e doadores de vida. e elas se sentiam em casa nesse mundo maravilhoso, muitas vezes violento e hostil, mas ordenado (um cosmos).  

Assim, cada pessoa participava diretamente da trama da vida. seu destino individual estava ligado à totalidade, e essa inter-relação conferia sentido à vida de todos. havia, enfim, entre o ser humano e a natureza uma integração psíquica que há muito deixou de existir. com o progressivo “desencantamento” do mundo, vinculado à mentalidade científica vigente – de separação radical entre observador e objeto observado –, o ser humano tornou-se um estranho na natureza: se não sou minhas experiências e minhas conclusões sobre o mundo, não faço parte deste mundo (cf. BerMan, The reenchantment of the world).  

A reação a essa visão de mundo, que coloca o ser humano como centro de todas as coisas e de todos os interesses (antropocentrismo) – taxada de reducionista por seus críticos –, tem ocorrido dentro e fora da ciência. ela se expressa tanto em movimentos ecologistas, socioambientais e de defesa dos direitos dos animais como em algumas das novas abordagens da ciência surgidas nas últimas décadas (mais holistas, como vimos no capítulo anterior). Lixo predominantemente plástico trazido pela maré à ilha de bunaken, Indonésia. Imagem eloquente da separação entre o ser humano e a natureza, que tem como consequência o descaso com o meio ambiente. Você sabia que o plástico, dependendo do tipo, pode demorar mais de 500 anos para se decompor na natureza? por isso, estão se formando ilhas desse material no oceano. no pacífico já existe um verdadeiro continente de plástico".

340

ATIVIDADE 

 

  1. 1. Por que a separação entre homem e natureza trouxe grandes problemas para o ser humano? 


  1. 2. Quais foram as consequências para o desencantamento do mundo para o homem? 

  1. Como o ser humano participava diretamente da trama da vida antes da Revolução científica do séc. XVI? 


  1. 3. A espécie humana, considerando-se superior ao resto dos animais e único senhor da natureza, passou a explorá-los impiedosamente. Comente com suas palavras o que o autor quer dizer com isso. 


  1. 4. Qual a importância para o meio ambiente de um desenvolvimento tecnológico aliado a uma política ecológica? 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ressurreição, reencarnação, ancestralidade e o nada

Durkheim - a religião é um fato social

Antropologia Interpretativa