Postagens

AS DETERMINAÇÕES DA TRADIÇÃO RELIGIOSA NA CONSTRUÇÃO MENTAL DO INCONSCIENTE PESSOAL E COLETIVO

Imagem
Dois conceitos são essenciais para compreensão deste conteúdo didático, o de Tradição e a definição do que seja determinação . Uma Tradição Religiosa pode ser qualquer organização que se apresente como denominação religiosa ou possua características de uma religião. Assim, por exemplo, se tem a Tradição Religiosa Cristã (Católica, Ortodoxa, Protestante), Tradição religiosa indígena, Tradição Religiosa Chinesa, Tradição religiosa Hindu, etc. Observe uma definição de Tradição: Para muitas religiões, a tradição é o fundamento, conservado de forma oral ou escrita, dos seus conhecimentos acerca de Deus e do Mundo, dos seus preceitos culturais ou éticos. No caso do catolicismo, por exemplo, existe a diferenciação entre a tradição oral e a escritura, sendo que as duas são consideradas fontes comuns da revelação divina. Essa doutrina foi definida como dogma da fé nos Concílios de Trento em 1546, do Vaticano I em 1870 e do Vaticano II em 1965. Uma tradição pode ser interpretada de vári

Educação, um investimento a médio e longo prazo

 Embora haja uma intenção em universalizar a educação no Brasil, percebe-se que a educação brasileira revela a influência de diferentes linhas de pensamento: uma clerical ligada ao pensamento eclesiástico e outro estatal que luta pela democratização da escola pública. A influência religiosa na educação esteve presente desde o descobrimento do Brasil até a reforma pombalina em 1759, isto é, por mais de 250 anos o conhecimento manteve-se ressonante ao catolicismo. No período republicano, novos princípios educacionais construíram um novo sistema educacional baseado nos ideais republicanos segundo o qual é responsabilidade do Estado brasileiro manter e financiar o sistema educacional do país. A educação estatal garantia a separação dos interesses da religião católica (religião oficial do império) das decisões do governo. A Constituição de 1934 assegurou entre outras competências a laicização do conhecimento, gratuidade do ensino, caráter facultativo e interconfessional do ensino religioso

Senso comum e saber científico

 Reflexão sociológica, à respeito das produções entre senso comum e saber científico Em Foz do Iguaçu, no Paraná, o Ministério Público do Estado tornou público a prisão de um emigrante, natural da Alemanha, acusado de racismo. Conhecido pelo nome de Eric Bullmann, 64 anos, no inquérito registrado pesam sobre o alemão o hábito de chamado seu vizinho de “preto sujo,” “ negrinho” ou simplesmente schwartz, que na língua alemã significa “preto.” Porém c omo os vizinhos da proximidade de sua casa já se habituaram com essa palavra que o emigrante sempre utilizava para proferir seu torpor às pessoas negras. A ofensa foi motivada pelo fato de recentemente um novo vizinho, José Geraldo Souza , microempresário, ter comprado um terreno em frente a sua casa onde estava construindo sua residência. Mas o estopim mesmo foi quando José Geraldo Souza ao manobrar seu carro de ré, bateu no carro de Bullmann então se intensificaram as ofensas. Bullmann havia declarado anteriormente a outros morad

Gestão Democrática

princípios e práticas Os princípios orientadores das práticas da gestão democrática podem ser aplicados tanto em escolas que ainda não tem um adequado funcionamento ou uma definição de orientação política norteadora e nesse caso, buscam um modelo de organização, como também pode servir para reajustar ou rever os objetivos de um sistema de ensino existente devidamente articulado, mas que não conseguiu integrar todos os membros da equipe, isto é, corpo docente e corpo discente unidos pelo mesmo objetivo. Sua aplicabilidade depende da adesão de todos desejarem atrair para a escola maior independência. Contudo, a garantia de autonomia das escolas pelo poder público se revelou como uma icógnita que Libâneo (2004, apud Melo, 2015, p. 42) denuncia como autonomia relativa. Nas sociedades capitalistas as decisões a serem tomadas passam pelo poder que se tem do capital, e considerando que a autonomia das escolas dependem em grande medida do repasse de verbas governamentais, isto é, a autono

Sociologia, ensino e pesquisa

A História do Ensino de Sociologia no Brasil? A história da sociologia no Brasil após as várias tentativas no pós República, deve muito de sua atuação graças ao empenho de pensadores como Benjamin Constant, Gilberto Freyre, Antônio Carneiro Leão, Fernando de Azevedo, Carlos Delgado de Carvalho ( SOCIOLOGIA NO BRASIL, 2015). A saga da sociologia no Brasil teve início em meados do século XX. D uas décadas foram seminais para a introdução da disciplina de Sociologia no ensino brasileiro, o pontapé inicial se deu nos anos 20 por meio da inserção d a Sociologia na educação básica e posteriormente na década de 30 quando houve a primeira abertura dos cursos de Sociologia em dois importantes centros de ensino: a Escola Paulista de Sociologia e Política e a Universidade de São Paulo. Apesar do avanço inicial necessário, uma dicotomia acompanha a trajetória da Sociologia como campo disciplinar dividido entre o universo de pesquisa e o exercício da docência. Longe de ser este o grande

Desigualdades educacionais geram desigualdades sociais

Como se sabe, uma sociedade igual, isto é, sem desigualdades sociais, depende em grande medida dos investimentos e atenção que se dá a educação no campo da política social, sobretudo em países em desenvolvimento. Por meio da política social reduz-se drasticamente as desigualdades de modo que não será social nenhuma política que não reverter os quadros de evasão, repetência e principalmente a acessibilidade ao conhecimento básico fundamental. Em Maceió, esses números podem ser conferidos no Plano Municipal de Educação. Desconcentração de renda e poder historicamente consolidada pelo capitalismo industrial burguês só pode se emancipar concretamente entre as classes subalternizadas por meio do acesso à educação. Diferente do sistema econômico feudal, onde a mobilidade social não era uma condição possível, a exemplo do sistema de castas indiano, abolido recentemente, ou mais remotamente nas cidades mesopotâmicas da antiguidade. “ Uma das estratégias mais efetivas é educação, sobretu