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Na Tailândia há uma Tradição que mantêm viva uma antiga crença religiosa. As pessoas fazem um banquete para os macacos, geralmente na cidade de Lopburi, região central da Tailândia. A cerimônia tem um caráter religioso, porque os tailandeses acreditam que os macacos são descendentes de um Deus da religião hinduísta, chamado de Hanuman. A cerimônia acontece no templo de Prang Sam Yot. Durante os festejos são oferendados toneladas de frutas, verduras e guloseimas ao ritmo de muita música e danças tradicionais. Jovens Tailandeses costumam vestir-se de macacos durante o festival e fazem coreografias. Na tradição religiosa, Hanumam - o Deus macaco - simboliza a "consciência e a lógica superior". Os atributos desta divindade são a agilidade e a força (descrita no livro Hamayana) e como se trata de um Deus, Hanuman é imortal. Como a maioria dos Tailandeses são budistas, inúmeros wats (templos) foram eregidos para honrar Buda e seus ensinamentos. Uma antiga tradição

Hanuman - O macaco Deus

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    Na Tailândia há uma Tradição que mantêm viva uma antiga crença religiosa. As pessoas fazem um banquete para os macacos, geralmente na cidade de Lopburi, região central da Tailândia. A cerimônia tem um caráter religioso, porque os tailandeses acreditam que os macacos são descendentes de um Deus da religião hinduísta, chamado de Hanuman. A cerimônia acontece no templo de Prang Sam Yot. Durante os festejos são oferendados toneladas de frutas, verduras e guloseimas ao ritmo de muita música e danças tradicionais. Jovens Tailandeses costumam vestir-se de macacos durante o festival e fazem coreografias. Na tradição religiosa, Hanumam - o Deus macaco - simboliza a "consciência e a lógica superior". Os atributos desta divindade são a agilidade e a força (descrita no livro Hamayana) e como se trata de um Deus, Hanuman é imortal.     VILLELA . Fábio R. Deuses e Deusas hindus - Dicionário digital. s.l. s.n.,2009   MACACOS GANHAM BANQUETE NA TAILÂNDIA. Disponív

Prática pedagógica e prática docente no ensino sobre culturas

preocupação em preservar a diversidade Atualmente,se observa uma preocupação em preservar os aspectos culturais de um povo, respeitar a diversidade de comportamentos, pensamentos, crenças, etc. Essa postura tem se mantido como a chave para o bom relacionamento entre as nações, sobretudo graças à emancipação da antropologia e do método etnográfico. No entanto, essa preocupação com as diferenças vem de longas datas, como se observa na literatura clássica: Heródoto (484-424 a. C,); José de Anchieta (1534-1597); Marco Polo (séc. 13);Tácito (55-120); Montaigne (1533-1572). A diversidade de costumes contemporãneos vão desde os hábitos culinários dos franceses ao harakiri japonês, o sentido de trânsito na Inglaterra, os indicadores culturais de virilidade, a restrição de consumo de alimentos entre os hindus, islâmicos, judeus, etc. tudo isso reunidos numa gama de manifestações culturais que não podem ser ignoradas, tampouco impostas como modelo a ser seguido às demais culturas (SIL

metodologia antropológica

Como observa Paula Xavier (2009), foi no interior do campo teórico das Ciências Sociais, que a antropologia desenvolveu seu status de Ciência, definiu seu objeto de estudo, suas metodologias e técnicas de estudo. Segundo o autor, a metodologia antropológica possibilitou o que ele chama de "extraordinária" abertura para as pesquisas posteriores através de denso aparato conceitual, cujo principal representante ( considerado o "pai da Antropologia francesa"), foi Marcel Mauss. Metodologia antropológica, nesse sentido, envolve estudos etnológicos, a etnografia, o relativismo cultural, entre tantos outros. Sua abordagem dentro das Ciências Sociais, ocupa -se com a antropologia evolucionista, o culturalismo a antropologia social e a escola sociológica francesa. A Antropologia é uma Ciência que estuda diferentes aspectos da vida humana, nesse sentido, é antropológico os costumes de um povo, seus hábitos, as crenças, ritos, mitos, folclore. Etimologicamente, a p

Vida nos quilombos

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a cor como referência Ao falar em quilombo, já nos vem a mente uma série de conexões linguísticas correlatas ao termo como: escravidão, colônia, tráfico negreiro, alforria, etc. Talvez isso se deva ao fato do termo está ligado diretamente ao contato com a disciplina de História de Brasil, ou ainda por constituírem referenciais e construções socioculturais de jogos de poder. No segundo caso faz-se necessário o cuidado para não neutralizar essas construções como algo que já nasce pronto e acabado. É sabido o quanto um referencial qualquer: indígena, negro, branco, etc. são construções categóricas responsáveis pela manutenção e continuidade dos processos sociais. quilombos africanos Quando a estrutura colonial, baseada na mão-de-obra escrava, já sinalizava a falência desse modelo econômico, muitos escravos alforriados que resistiam à escravidão se organizavam em grupos conhecidos como quilombos. Embora o quilombo já fosse uma realidade na África, ou seja, já existisse como arm
O texto apresenta uma abordagem teórica sobre as Ciências Sociais contextualizando seu surgimento, desenvolvimento e especialização do estudo no campo da Sociologia da cultura(séc. XX). Opondo-se ao conceito de cultura modal pode-se dividir o estudo sobre a cultura popular,questão nacional e folclore em três momentos distintos: 1º interiorização e disseminação; 2º resistência; 3º confinamento cultural. O surgimento da Sociologia como campo diferenciado de outros saberes teve início no século XIX, cujas correntes de pensamento sempre esteve ligada a sociologia clássica de Tonnies, Durkheim, Weber, Marx e a Escola de Chicago. Mas é somente no século XX que a Sociologia cultural, contrapondo-se ao conceito de cultura modal (superioridade cultural), voltará o foco de sua análise contemplando as expressões culturais da literatura e da pintura de povos "primitivos". A Antropologia já dava ênfase à temática indígena nos trabalhos de Tylor, Malinowsky, Radcliffe-Brown. Já o cult

Resumo 2 do Livro [Qualificando Futuros Professores de Sociologia]

O artigo da Profª. Luíza Helena Pereira é resultado de uma experiência bem sucedida com a disciplina: O ensino de sociologia no ensino médio, ofertada pelo departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Relata que no ano de 1993 professores e alunos de Ciências Sociais promoveram intenso debate sobre a rediscussão e reformulação do currículo de Ciências Sociais. Os alunos reivindicavam a oferta de disciplinas que complementassem a licenciatura, pois sentiam que precisavam de maior preparo para ensinar, apesar do apoio da Faculdade de Educação. Assim, em 1997 a disciplina foi implantada e coube à professora a responsabilidade pela disciplina. Atendendo ao apelo de alunos e professores a nova disciplina é  oferecida todo semestre nos dois turnos: matutino e noturno. O objetivo geral da disciplina é conscientizar sobre a existência de legislação própria; analisar a importância de ensinar sociologia; refletir sobre os parâmetros; conhecer outras experiência

Resumo do Livro Desafios para a implantação do Ensino de Sociologia

A discussão sobre a inserção da sociologia, como disciplina obrigatória, no rol das disciplinas que compõem o ensino médio é antiga. Para Amaury César duas questões centrais envolvem os debates: a formação do professor em bacharelado ou licenciatura. A primeira devido o caráter exclusivo de pesquisa e o segundo pela própria limitação do curso de formação de professores de modo geral. Além disso, outro problema apontado é a adoção do livro didático, Amaury defende que não existe um livro didático de sociologia consagrado nacionalmente porque estes livros não passam pela crítica especializada e os professores não se dedicam a pesquisa, com isso, acabam por seguir as orientações do livro acriticamente. O autor não concorda que a discussão sobre a proposta programática seja importante e se justifica afirmando que tanto as equipes que discutem os PCN como as OCN acabam por terem comportamento diverso e o máximo que conseguiu foi apresentar uma proposta que orientasse os professores. Outro

Educação à distância

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O conceito de Educação a Distância é vasto e possui diferentes aportes dependendo de cada autor. Entre os autores que se aventuram em dar uma definição precisa destacam-se Moore e Kerley, Pacok, Garcia Aretio, Preti, Landim entre outros. As origens da EAD remota às civilizações antigas da Grécia e Roma, no entanto, sua forma institucional é extremamente nova surgida no século XIX. Os fatores que contribuíram para esse fenômeno foi o desenvolvimento do serviço postal, dos transportes e tecnologias. Atualmente 14 países tem investido nos programas dessa modalidade. Os principais centros de referência são a França, Espanha e Inglaterra. No Brasil as primeiras experiências no ensino à distância datam de 1922 através da rádio sociedade do Rio de  Janeiro. Outros programas de ensino que também estão no rol da vanguarda à EAD são o IUB (Instituto Universal Brasileiro) em funcionamento desde a década de 40 até os dias de hoje. Na década de 60 e 70 o Estado brasileiro cria o Pront

Resumo do Livro: Texto da Profa Dra. Cecília M. Villas Boas de Almeida ALMEIDA, Cecília.M.BOAS, Villas.

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Antes da ciência moderna, a realidade era interpretada através do mito e concepções religiosas, somente a partir do séc. XVI é que a ciência moderna gozará de importância. A primeira tentativa de fazer ciência remota a antiguidade, precisamente na Grécia, onde um filósofo chamado de Tales de Mileto oferecia uma explicação da realidade sem recorrer ao mito e ao sobrenatural. Sua contribuição foi um enorme salto para o conhecimento científico, pois suas discussões teóricas tinham características de ciência, além do que favoreciam, diferentemente das concepções religiosas, ao surgimento de outras teorias como por exemplo as de Anaximandro, Heráclito, Pitágoras, Parmênides, Demócrito. Com o surgimento de novas teorias as Ciências Matemáticas se desenvolvem. Atrelada ainda  a religião, conforme se verifica na Escola Pitagórica, porém como as Ciências Matemáticas irão apresentar maiores resultados do que as Ciências Humanas pelos seus resultados mais consensuais, maior clareza