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Sociologia no Ensino Médio

  A institucionalização da sociologia como disciplina do Ensino médio é pontuada por vários desafios, no entanto Oliveira (2011a) destaca os mais proeminentes no contexto de ensino brasileiro sendo eles o desafio da identidade, da legitimidade e o epistemológico. O desafio da identidade decorre em razão de uma herança dicotômica do ensino de sociologia. A presença da sociologia se caracteriza pela intermitência no currículo educacional que vem desde a reforma Rocha Vaz e a reforma Francisco Campos de 1920 sofrendo idas e vindas como sua interdição pelo Estado Novo ou no auge do Regime Militar de 1964 até sua reintrodução no período da redemocratização do país. Além do mais há uma orientação nos cursos de Ciências Sociais exclusivamente para o bacharelado, para a produção de pesquisa científicas, ficando o curso de formação para docentes em uma perspectiva oposta.  O segundo desafio, da legitimidade, como o próprio nome indica é uma superação da intermitência por meio de sua consolid

Licenciatura e estágio

Por que o Estágio Supervisionado em Licenciatura?    O Estágio Supervisionado enquanto disciplina autônoma , além de outras contribuições para os estudantes dos cursos de licenciatura, figura como uma importante ferramenta de aprendizado sobre o ofício de professor. A disciplina oportuniza o contato direto com o dia a dia do professor nas unidades escolares permitindo ao aluno apreender a profissão e ao mesmo tempo criar uma identidade profissional. Por meio do Estágio Supervisionado se debate sobre importantes questões de fórum interno como por exemplo, as relações entre professores, alunos e comunidade escolar, o papel do professor para a escola e para a sociedade mais ampla, o perfil sócio cultural dos alunos. Assim, por exemplo, através do Estágio Supervisionado se perceberá a realidade de muitos professores que de modo geral exercem suas funções em condições precárias, algumas das vezes impróprias e até mesmo insalubres. Possibilita ao estagiário confrontar as políticas de educa

Dilemas e organização escolar

No âmbito da escola pública estadual percebe-se ad intra a existência de uma ambiguidade na universalização do ensino, tanto no tocante dos recursos materiais quanto no aperfeiçoamento e capacitação dos profissionais que compõe o recurso humano – um problema que vai desde a articulação de políticas públicas até a maneira como a escola é gerenciada estabelecendo assim uma relação verticalizada entre o poder público, secretarias e unidades escolares. E aqui uma ressalva: materiais que deveriam subsidiar a prática didática de professores e alunos caducam nas prateleiras, livros didáticos são jogados no lixo (enquanto algumas disciplinas não tem livro didático e as que tem não recebem), até a substituição do giz pelo piloto não trouxe melhoramento, pois com frequência faltam tinta e sobram orientações: escrevam menos! Não é de admirar que os jovens se rebelem contra uma realidade em que as aulas são suspensas por falta de água ou de merenda. É necessário garantir alguns materiais indis

Pesquisa e Sociologia

Qual relação entre o surgimento do pensamento científico e a noção de pesquisa? Em linhas gerais para compreender a relação entre pensamento científico e pesquisa é necessário entender que uma gama de transformações políticas, econômicas e sociais contribuíram para o desenvolvimento do espírito moderno. Tanto a pesquisa quanto as mudanças no pensamento e na forma de interpretar o mundo compõem a transição do pensamento medieval para o moderno. Na pesquisa assim como o pensamento científico, a preocupação não está no origem e no significado das coisas, como se detiveram inúmeros pensadores ligados ao pensamento medieval. Para o espírito moderno as respostas para explicar a realidade não estão nos dogmas ou verdades reveladas por um ente superior. Somente por meio da pesquisa científica o homem seria capaz de compreender sua existência e contexto social. A premissa inicial seria trabalhar com fatos concretos, materializados com base da racionalidade. Desse modo, o pensamento racional

Insstitucionalização das Ciências Sociais

O processo de institucionalização das Ciências sociais no Brasil remota a uma trajetória de muitos calços e percalços na luta pela sua consolidação como campo teórico disciplinar. Seu impulso inicial está associado a dois padrões institucionais: a organização universitária e a concessão de políticas de iniciação à pesquisa desvinculada do ensino superior. A estas investidas há de se considerar o importante trabalho de autores pioneiros que não mediram esforços na produção de vasto material bibliográfico sobre as Ciências sociais no país e o surgimento de importantes revistas.  Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco foram importantes polos difusores de empreendimentos favoráveis ao desenvolvimento das Ciências sociais no Brasil, sobretudo a partir da década de 1930 quando se percebe uma abertura de setores específicos como os grupos científicos e as publicações de revistas acadêmicas. Para Micelli (1987), o caminho da institucionalização das ciências sociais se d

Aula resumo Reforma Francisco Campos

DALLABRIDA, Norberto. A reforma Francisco Campos e a modernização nacionalizada do ensino secundário. Porto Alegre, [v. 32, n. 2, p. 185-191, maio/ago. 2009] 1º Parágrafo. 1931: A REFORMA FRANCISCO CAMPOS 1.1 Medidas: a) aumento (de anos) e divisão do curso secundário b) seriação do currículo c) frequência obrigatória d) imposição da avaliação 2º EMACIPAÇÃO POLÍTICA DO BRASIL 2.1 em 1837: criação do Imperial Colégio de Pedro II e os Liceus provinciais 2.2 ensino secundário: regime de cursos preparatórios e de exames parcelados (herança pombalina) 2.3 um único exame em cada uma das matérias 2.4  frequência não-obrigatória 3º Primeira República (1889-1930) 3.1 intervenção estatal significativa no ensino primário 3.2 ensino secundário: dominado pelas redes privadas, especialmente pela Igreja Católica 3.3 1930: a Igreja Católica estabeleceu majoritariamente um grande número de escolas secundárias 4º 1920: a Associação Brasileira de Educação (ABE) rediscute a educação no país 4.1 cur

Discussão Pesquisa e Educação

Qual relação entre o surgimento do pensamento científico e a noção de pesquisa? Em linhas gerais para compreender a relação entre pensamento científico e pesquisa é necessário entender que uma gama de transformações políticas, econômicas e sociais contribuíram para o desenvolvimento do espírito moderno. Tanto a pesquisa quanto as mudanças no pensamento e na forma de interpretar o mundo compõem a transição do pensamento medieval para o moderno. Na pesquisa assim como o pensamento científico, a preocupação não está no origem e no significado das coisas, como se detiveram inúmeros pensadores ligados ao pensamento medieval. Para o espírito moderno as respostas para explicar a realidade não estão nos dogmas ou verdades reveladas por um ente superior. Somente por meio da pesquisa científica o homem seria capaz de compreender sua existência e contexto social. A premissa inicial seria trabalhar com fatos concretos, materializados com base da racionalidade. Desse modo, o pensamento racional

Gilberto Freyre e obra

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Google imagens   A vastidão da obra de Gilberto Freyre se revela como a inauguração de um novo pensamento interpretativo sobre o Brasil colonial. Suas três obras de maior amplitude foram Casa Grande & Senzala (1933), Sobrados e Mucambos (1936) e Nordeste (1937). Essas obras são marcadas pela metodologia que trouxe novos documentos à luz dos descobrimentos e a inserção de novos temas ainda não explorados por autores que o antecederam, sobretudo em Sobrados e mucambos e Nordeste. “Freyre dignificou os anúncios de jornais, os diários e a correspondência familiar, os escritos de viajantes estrangeiros, os livros de receitas, as fotografias, as cantigas de roda e toda tradição oral, multiplicando os suportes 'culturais' à disposição do historiador” (SOUZA, apud Freitas, 2000: 20). Gilberto Freyre, na mesma linha da escola de Annales, considerou muitos dos elementos culturais do período colonial e que eram ignorados por outros autores. Nesse sentido, o autor não se ocupou a

A escolha do autor e sua obra: o livro-texto

Inicialmente pode-se vislumbrar o modo pelo qual o livro-texto apresenta com pertinência os autores e suas respectivas correntes de pensamento. Outro importante aspecto é a classificação desses autores por século, escola e área do conhecimento, mes mo que muitas dessas classificações possam ser consideradas sincrônicas, essa divisão espacial permite visualizar o contexto social em que esses autores estavam inseridos. Acima de tudo, é fundamental ressaltar que a consulta aos diversos autores elencados, oferece uma interessante oportunidade para verificação e elaboração de temas pretendidos a serem dinamizados em sala de aula. As escolhas autorais de que trata o lívro-texto, esclarece que o desenvolvimento contínuo de distintas correntes de pensamentos assume importantes posições no estabelecimento das direções teóricas e preferenciais do pesquisador. Não se pode negar o quanto a determinação clara e objetiva dos autores e suas respectivas linhas de pensamento contribuem pedagogicamente

Aula O papel das Instituições na sociedade.

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Google imagens Nesta aula será feita uma análise das principais instituições sociais existentes na maioria das sociedades humanas sob o tema: O papel das Instituições na sociedade. Compreende uma oportunidade de discussão sobre o papel das instituições na sociedade, os conceito e características que identificam e as diferenciam das associações, organizações sociais mais especializadas e menos universais. Através dos estudos sobre a miscigenação , Gilberto Freyre deixa um importante legado sobre o contexto político e social da época, além de servir de análise para a atual conjectura. O patriarcalismo em sua obra Casa-Grande & Senzala é analisado como um sistema de organização social originado no seio do modelo das elites agrárias fundiárias em que a estrutura social se desenvolveu no Brasil. Não obstante, essa característica contribuiu grandemente para compreender a formação da sociedade brasileira e de como o espaço político sempre favoreceu aos antagonismos profundos, porém