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Fenômeno social

Durante muitos séculos o processo de desenvolvimento das sociedades prevaleceu uma visão segundo a qual, muitos dos problemas que afligiam a sociedade tinha uma causa desconhecida, ignorada ou se remetia a uma explicativa fora da sociedade, na resignação e vontade de um ente divino para explicar muitos dos fenômenos sociais.  Com o surgimento das ciências sociais muitas das interpretações sobre os fenômenos sociais foram desnaturalizados por meio da investigação sistemática, isto é, os reais fatores geradores e suas possíveis causas foram exploradas a partir das relações sociais como desencadeadores de tais questões e não por meio de justificativas externas  (KAUCHAKJE, 2008). Diante dessa reflexão inicial procurar-se-á analisar as desigualdades sociais em Alagoas, especificamente na cidade de Maceió, onde há uma predominância de internacionalização da economia em relação aos demais municípios alagoanos. A internacionalização da economia é caracterizada pela grande circulação do cap

O recurso cibernético e artístico em sala de aula

 Algumas escolas disponibilizam aos professores e alunos diversos materiais do tipo cibernético como data show, notebook, Laboratório de informática e computadores conectados com a internet. Cada vez mais o uso destas tecnologias fazem parte da rotina da escola e a adesão a esses instrumentos voltados para a educação vem se afirmando como necessária (LEITURA COMPLEMENTAR: RECURSOS DIDÁTICOS). Para explorar um recurso cibernético nas aulas de sociologia pensou-se em criar um Álbum de fotografias no Facebook onde os estudantes postarão imagens de suas interações e experiências com base nos contatos sociais primários (família, vizinhança, suas relações sociais, etc.). E os contatos sociais secundários como os contatos impessoais, calculados, formais. Ex.: passageiro e cobrador de ônibus, vendedor e consumidor, o contato via Facebook, e-mail, celular também são exemplos de contatos secundários (LAKATOS, 1985). Esse tipo de atividade visa instigar no aluno que o compartilhamento e a

O Recurso eletrônico em sala de aula 

 Além do recurso didático analógico, outra possibilidade de se trabalhar com os alunos é com a utilização dos recursos eletrônicos. Os recursos didáticos estão presentes na escola e na sala de aula, no acesso as redes sociais, por meio de smartfones, notebooks, tabletes, computadores, etc. Nós professores devemos utilizar esses recursos em prol da educação associando-os à aprendizagem, relacionando expressões do cotidiano do aluno com os conteúdos curriculares. Os recursos didáticos do tipo eletrônico possibilitam múltiplas variedades de seu uso na sala de aula, pois esse tipo de recurso está bastante disseminado no cotidiano de professores e alunos, no entanto o manuseio e domínio desses instrumentos deve estar contemplado no plano de aula, sendo aconselhado sua antecipação antes da aula propriamente dita (MARTINS, 2016).  O uso de recurso didático eletrônico requer do professor a habilidade para conectar os conteúdos de sociologia aos instrumentos utilizados, assim se o docent

Recurso analógico na sala de aula

 Apesar da diversidade de recursos didáticos existentes no campo do ensino, na maioria das vezes impera o recurso didático analógico. Essa predominância se deve ao fato de que o recurso analógico é um tipo de intervenção pedagógica geralmente disponível nos ambientes escolares, tem um baixo custo em relação aos recursos eletrônicos ou informatizados, sua utilização e importância também é reforçada nos cursos de capacitação e treinamento, tanto que nos cursos de formação para professores no nível de graduação e de formação continuada há uma prevalência no trato desse recurso (PARENTE; VALLE; MATOS, 2004).  O recurso analógico caracteriza-se por ser de baixo custo e por se apresentar como instrumentos de rápido manuseio e domínio por parte do professor. Em geral o recurso analógico é bem conhecido entre os estudantes devendo sua utilização ser dinâmica e até combinada com outros recursos para prender a atenção e despertar o interesse pelo aprendizado (O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO

Como se elabora um plano de aula?

 O plano de aula entendido como proposta do professor sobre uma ou mais aulas é um instrumento que detalha objetivamente os procedimentos indispensáveis ao processo de ensino aprendizagem, de modo que se o professor não apresenta um planejamento de suas aulas significa que não há proposta para os alunos e a escola. Essa postura deve ser superada tanto pelos que iniciam na profissão quanto aqueles que já dominam seus conteúdos. No plano de aula alguns elementos são indispensáveis como os objetivos, os conteúdos, procedimentos de ensino (metodologia), sugestões de recursos didáticos e apresentar com clareza como será feita a avaliação (MAIA; SCHIEBEL; URBAN, 2009).  É interessante observar como há um diálogo entre diferentes autores ao assumirem uma concordância sobre a estrutura apresentada do plano de aula. Essa estruturação é observada por Oliveira (2011) que faz uma descrição sucinta, ressaltando a importância de cada uma delas. Assim,  a professora orienta que os objetivos po

História do Ensino de Sociologia no Brasil

 A história da sociologia no Brasil após as várias tentativas no pós República, deve muito de sua atuação graças ao empenho de pensadores como Benjamin Constant, Gilberto Freyre, Antônio Carneiro Leão, Fernando de Azevedo, Carlos Delgado de Carvalho (SOCIOLOGIA NO BRASIL, 2015). A saga da sociologia no Brasil teve início em meados do século XX.  Duas décadas foram seminais para a introdução da disciplina de Sociologia no ensino brasileiro, o pontapé inicial se deu nos anos 20 por meio da inserção da Sociologia na educação básica e posteriormente na década de 30 quando houve a primeira abertura dos cursos de Sociologia em dois importantes centros de ensino: a Escola Paulista de Sociologia e Política e a Universidade de São Paulo. Apesar do avanço inicial necessário, uma dicotomia acompanha a trajetória da Sociologia como campo disciplinar dividido entre o universo de pesquisa e o exercício da docência. Longe de ser este o grande empecilho para sua efetiva consolidação essa dicotomia, p

Fontes de pesquisa digital

SIBRAD – indicada para pesquisas bibliográficas, base de dados de referências. Oferece acesso as obras completas, periódicos com cerca de 29.000 publicações, abarca muitas disciplinas inclusive a sociologia. CAPES – funciona como uma biblioteca virtual que disponibiliza trabalhos científicos nacionais e internacionais nas mais variadas áreas do conhecimento IPEA - Fundação pública federal que oferece informações técnicas e institucional como dados estatísticos diversos sobre o país na forma imprensa e eletrônica e possui um canal de TV. NUTESES – funciona como um centro de informação automatizado que disponibiliza conhecimento e estudos científicos em diversas áreas como educação e educação especial, educação física, esportes entre outros. BIBLIOTECA DIGITAL DA UNICAMP – BIREME – disponibiliza uma coletânea de publicações virtuais (técnico e científico) na área da saúde. ATHENEU – é uma editora brasileira especializada em publicações voltada para a área da saúd

A pesquisa nas Ciências Sociais

Qual relação entre o surgimento do pensamento científico e a noção de pesquisa? Em linhas gerais para compreender a relação entre pensamento científico e pesquisa é necessário entender que uma gama de transformações políticas, econômicas e sociais contribuíram para o desenvolvimento do espírito moderno. Tanto a pesquisa quanto as mudanças no pensamento e na forma de interpretar o mundo compõem a transição do pensamento medieval para o moderno. Na pesquisa assim como o pensamento científico, a preocupação não está no origem e no significado das coisas, como se detiveram inúmeros pensadores ligados ao pensamento medieval. Para o espírito moderno as respostas para explicar a realidade não estão nos dogmas ou verdades reveladas por um ente superior. Somente por meio da pesquisa científica o homem seria capaz de compreender sua existência e contexto social. A premissa inicial seria trabalhar com fatos concretos, materializados com base da racionalidade. Desse modo, o pensamento raci

sobre a cultura, prática docente e prática pedagógica

Há muitas formas de compreender o mundo e de atuar nele. Hoje pensamos em cultura ou culturas? Quais as implicações dessas reflexões para a prática docente e a prática pedagógica?  Atualmente,se observa uma preocupação em preservar os aspectos culturais de um povo, respeitar a diversidade de comportamentos, pensamentos, crenças, etc. Essa postura tem se mantido como a chave para o bom relacionamento entre as nações, sobretudo graças à emancipação da antropologia e do método etnográfico. No entanto, essa preocupação com as diferenças vem de longas datas, como se observa na literatura clássica: Heródoto (484-424 a. C,); José de Anchieta (1534-1597); Marco Polo (séc. 13);Tácito (55-120); Montaigne (1533-1572). A diversidade de costumes contemporãneos vão desde os hábitos culinários dos franceses ao harakiri japonês, o sentido de trânsito na Inglaterra, os indicadores culturais de virilidade, a restrição de consumo de alimentos entre os hindus, islâmicos, judeus, etc. tudo isso reunid

Plano de aula Instituições sociais

Este trabalho focaliza uma análise das principais instituições sociais existentes na maioria das sociedades humanas. Compreende uma oportunidade de discussão sobre o papel dessas instituições na sociedade, os conceito e características que identificam e as diferenciam das associações, organizações sociais mais especializadas e menos universais (LAKATOS, 1995).  É sabido o quanto as instituições sociais são importantes para o indivíduo e a sociedade de modo geral, no entanto um olhar sobre as funções que estas instituições exercem na sociedade permite uma análise crítica de sua adaptabilidade nos diferentes contextos sociais. Estudar-se-á algumas variações, com a intenção de compreender os ajustamentos no enfrentamento das peculiaridades culturais. Assim, a família, a religião e outras instituições do Estado serão analisadas como forças atuantes na sociedade e sua influência sobre a comunidade.  Por tratar-se do Ensino médio regular, objetivou-se por desenvolver um trabalho de pe